Portal da Cidade Foz

Votação

Eleição do Sindicato dos Educadores do Município será nesta quinta-feira

O SINPREFI representa a maior categoria de funcionários da Prefeitura de Foz do Iguaçu: a dos educadores, estimada em cerca de 2.500 pessoas.

Publicado em 14/09/2022 às 10:04

(Foto: Izabelle Ferrari/Divulgação)

(Foto: Izabelle Ferrari/Divulgação)

A eleição do Sindicato dos Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SINPREFI) terá início às 8h desta quinta-feira (15) e seguirá até às 17h. Haverá 16 urnas itinerantes nas escolas municipais e Cmei´s, além de 2 urnas fixas na Secretaria Municipal de Educação e na sede do sindicato (rua Padre Manoel da Nóbrega, 406 - Vila Brasília). A apuração começará logo em seguida, na sede do SINPREFI, e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do SINPREFI. A previsão é que o resultado seja divulgado no mesmo dia. 

O SINPREFI representa a maior categoria de funcionários da Prefeitura de Foz do Iguaçu: a dos educadores, estimada em cerca de 2.500 pessoas. A projeção é que o resultado das eleições do sindicato afete, diretamente, a vida de, no mínimo, 5 mil moradores de Foz do Iguaçu, incluindo os dependentes desses servidores. Além disso, as decisões relacionadas à carreira e atuação desses profissionais atingem, também, milhares de crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, já que o sindicato representa servidores que atuam nos Cmei´s e nas escolas públicas do município.

Há apenas uma chapa inscrita na disputa eleitoral, a chapa “Sinprefi unido e mais forte”, liderada pela atual diretora de políticas sindicais do SINPREFI, a professora Viviane Jara Benitez. A atual presidente do sindicato, Marli Maraschin de Queiroz, está na chapa como suplente. “Nós contamos com a participação de todos os 2 mil filiados do SINPREFI, porque eles precisam confirmar a intenção de voto nas urnas,” reitera Viviane Jara Benitez. Caso contrário, nova eleição terá de ser feita daqui seis meses. 

Como votar?

Para votar, o filiado deverá apresentar documento com foto. O voto será registrado em cédula de papel e depositado em urnas fixas (na sede do SINPREFI e na sede da Secretaria Municipal de Educação) e itinerantes (16 urnas circularão pelas escolas e CMEI´s no dia da eleição). Aposentados e profissionais alocados em outras secretarias também devem votar, apresentando-se nos locais de urnas fixas. O filiado irá votar SIM ou NÃO, sendo SIM caso aprove a única chapa em disputa e NÃO caso desaprove.

As últimas conquistas

Entre as conquistas mais importantes da diretoria que está à frente do SINPREFI está a recente inclusão dos secretários de escola no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério. Além disso, estão prestes a conseguir a equiparação do salário base dos profissionais de Foz do Iguaçu com o piso nacional. Houve ainda a implementação de referências que representam avanços salariais para os aposentados com paridade. Também foi no mandato da atual diretoria que foram adquiridos dois terrenos para construção da nova sede do sindicato dos educadores municipais. 

Proposta

As propostas da chapa que disputa as eleições estão baseadas na valorização de todos os profissionais da educação: ativos, aposentados e pensionistas. A luta girará, especialmente, em torno da implementação do reajuste do Piso Nacional no Plano de Cargos e Carreira do Magistério, como índice de correção anual; entre outras propostas.

SERVIÇO

Eleições SINPREFI 2022

Data: 15/09/2022

Hora: 8h às 17h

Urnas: 2 fixas (SINPREFI e Secretaria Municipal da Educação) e 16 itinerantes

Filiados votam apresentando documento com foto

Fonte:

Deixe seu comentário