Portal da Cidade Foz

FoMerco

Ex-ministro da Defesa participa da abertura do 17º Fórum Universitário Mercosul

Também compõem a programação do evento palestras, mesas-redondas e debates, divididos em 13 eixos temáticos.

Publicado em 24/09/2019 às 00:21

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A 17ª edição do Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) será realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 25 e 27 de setembro, na UNILA e Unioeste. Este ano, o Fórum propõe uma reflexão voltada para o resgate da democracia, a reinvenção da integração e para as formas de resistência política, social e cultural dos povos da região.

A conferência de abertura do evento será proferida pelo diplomata e ex-ministro da Defesa Celso Amorim, que irá abordar o tema “A América Latina no mundo hoje”, no dia 25 de setembro, às 19h, no auditório da UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000). Também compõem a programação do evento palestras, mesas-redondas e debates, divididos em 13 eixos temáticos.

“O Fórum também conta com dez colóquios, que fazem parte do que chamamos de 1º Ciclo de Colóquios Integracionistas da Fronteira Trinacional – um legado que o FoMerco vai deixar para Foz do Iguaçu. Serão discutidos temas da fronteira de Foz do Iguaçu e da fronteira de modo geral”, diz o presidente do FoMerco e professor da UNILA, José Renato Vieira Martins. Ele cita, ainda, números do evento – no total, foram cerca de 500 inscritos e 200 trabalhos científicos submetidos.

Fórum

O FoMerco é uma rede de pesquisadores de distintas nacionalidades que se reúne anualmente com o propósito de discutir e analisar as implicações, as trajetórias, os problemas e os avanços relativos ao processo de integração sul-americano.

Na sua 17ª edição, o Fórum tem o apoio da UNILA, da Unioeste e do Instituto Federal do Paraná/Foz do Iguaçu. Além disso, o FoMerco conta com a parceria da Universidad Nacional del Este (Paraguai) e da Universidad Nacional de Misiones (Argentina).

Para mais informações sobre o FoMerco e a programação completa da 17ª edição do Fórum, acesse a página do evento (https://www.fomerco.com.br).

Fonte:

Deixe seu comentário