Portal da Cidade Foz

educação

Foz do Iguaçu recebe congresso regional de educadores da rede estadual

Inscrições gratuitas já podem ser realizadas; “Congressinho” oferecerá atividades a filhos dos participantes.

Publicado em 31/10/2019 às 07:52

(Foto: Divulgação )

Professores, pedagogos e funcionários já podem fazer a inscrição gratuita para participar do Congresso Regional da APP-Sindicato/Foz, que será nos dias 8 e 9 de novembro em Foz do Iguaçu. O encontro acontecerá no Sismufi e na Unioeste/Foz.

A evento debaterá a conjuntura, deliberará sobre a concepção e o funcionamento do sindicato e definirá estratégias e pautas reivindicatórias da categoria. No encontro regional, serão eleitos delegados para a etapa estadual e representantes de base das escolas estaduais.

Poderão participar educadores da rede estadual de educação de nove cidades. São elas: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

Presidenta da APP-Sindicato/Foz, Cátia Castro ressalta a importância da participação da categoria. “São debates educacionais, análise da conjuntura e definição de nossas pautas e reivindicações que estão diretamente vinculadas à vida profissional do educador”, sublinha.

“Essas decisões implicam no dia a dia da categoria, nos enfrentamentos no chão da escola e nas mobilizações”, enfatiza. “As diretrizes aprovadas no congresso sindical são decisivas para nossas estratégias e objetivos futuros, enquanto trabalhadoras e trabalhadores da educação no Paraná”, pondera.

Para os pequenos

Durante o encontro, será realizado o “Congressinho”, um espaço destinado a crianças de 2 a 11 anos. Serão promovidas atividades pedagógicas e recreativas gratuitas, mantidas por monitores qualificados para esse atendimento.

“O ‘Congressinho’ também é uma forma de incentivar a participação dos educadores acompanhados de seus filhos pequenos”, frisa Cátia Castro. “Vamos ter um ambiente lúdico, com recreação e brincadeiras, com os pais e mães próximos de seus filhos”, explica.

Inscrições

Para fazer a inscrição no Congresso Regional, os educadores devem informar nome completo, CPF, RG e telefone para a secretaria da APP-Sindicato/Foz: (45) 3027-1893 ou fozdoiguacu@app.com.br. O prazo termina em 6 de novembro.

Estadual

O evento em Foz é uma etapa organizativa do 13º Congresso Estadual da APP, em janeiro, na cidade de Maringá (PR). Neste ano, tem como tema: “Quem luta educa, a educação liberta” e rende homenagem ao escritor Eric Hobsbawm e a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro (RJ), executada ano passado.

Programação do Congresso Regional

Sexta, 8 de novembro – Sismufi

18h – Início do credenciamento

19h – Apresentação cultural

19h30 – Mesa de abertura

20h – Aprovação do regimento do Congresso Regional

20h30 – Apresentação das teses

21h30 – Participação da plenária

22h – Considerações finais

Sábado, 9 de novembro – Unioeste/Foz

8h – Orientação geral

8h30 – Trabalhos em grupos

12h – Almoço

13h30 – Trabalhos em grupos (continuidade)

15h30 – Plenária final

17h – Assembleia Regional – Eleição de representantes de base.

Fonte:

Deixe seu comentário