Portal da Cidade Foz

Educação

Foz tem a melhor nota do IDEB entre as dez maiores cidades do Paraná

Município contabiliza quase R$ 50 milhões em investimentos na educação no ultimo ano.

Publicado em 04/09/2018 às 01:11

(Foto: Divulgação/PMFI)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgado nesta segunda-feira (03) pelo Ministério da Educação, mostra a evolução na qualidade do ensino em Foz do Iguaçu. O município alcançou a nota 7.2, a melhor pontuação entre as 10 maiores cidades do Paraná, na frente de Curitiba (6.4), Guarapuava (6.4), Cascavel (6.5), Londrina (6.8) e Maringá, (7.0), por exemplo. A média do Estado do Paraná foi de 6.3, atrás apenas de São Paulo, com 6.5 e empatado com Minas Gerais e Santa Catarina. A média nacional foi de 4.3.

Realizado a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português, chamada Prova Brasil.

Para fazer essa medição, o Ideb utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia. Em 2015, Foz do Iguaçu conquistou a nota 7.1.

"Nosso investimento em educação no último ano garantiu um ambiente fértil para que nossas crianças demonstrem mais uma vez que a educação em Foz do Iguaçu é levada a sério. Ficamos muito felizes em receber essa notícia na manhã de hoje (3), quando anunciamos que todas as crianças da rede municipal vão receber o vale-livro, na Feira Internacional do Livro, confirmando nossas ações de valorização de profissionais e de alunos”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

Para o secretário de educação, Fernando Lima, a contratação de novos professores, os constantes investimentos em materiais pedagógicos, mobílias e reformas nas unidades, além das capacitações continuadas para os educadores são reflexos da alta qualidade do ensino fundamental. “Entre 2017 e 2018 já são contabilizados investimentos de quase 50 milhões de reais em infra-estrutura, materiais e formações continuadas, o que acrescenta e aperfeiçoa diretamente a qualidade do atendimento e do ensino ofertado às crianças. Podemos afirmar com segurança que atingimos o patamar e know-how que nos permite caminhar de cabeça erguida, confiando numa gestão comprometida e humana, vislumbrando um horizonte imediato e futuro de grandes realizações e conquistas para a educação municipal”, destacou.

Melhores Escolas

Todas as 51 escolas municipais participaram do Ideb, mas 6 não foram contabilizadas, pois para realizar a Prova Brasil a escola precisa ter pelo menos 20 alunos matriculados no 5º ano. Portanto, 45 escolas apresentaram resultados oficiais, algumas com notas superiores à média, como é o caso da Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá, que teve a nota 8.6. Na sequencia aparecem as escolas Santa Rita de Cássia (8.5); Antônio Gonçalves Dias (8.3); Getúlio Vargas (8.3); Altair da Silva Zizo (8.0); João Paulo I (8.0); Josinete Hooler (8.0); Erico Veríssimo (7.9); Ademar Marques Curvo (7.8); Augusto Werner (7.8) e Olavo Bilac (7.8).

“Para se ter uma ideia, a média 6 já corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. Estamos no caminho certo e vamos continuar investindo em educação para colher bons resultados”, finalizou o secretário. 

Fonte:

Deixe seu comentário