Portal da Cidade Foz

Foz terá Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Estudantes estarão orientando a população sobre cuidados, prevenções e formas de ajudar alguém que está sofrendo uma parada cardíaca.

Postado em 12/08/2017 às 10:14

Foto: Ilustrativa (Foto: )

No próximo dia 26 de agosto, ocorrerá no Cataratas JL Shopping, o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar (RCP) – evento gratuito com o objetivo de ensinar a população em geral a reconhecer uma parada cardíaca, chamar ajuda especializada e fazer as manobras que manterão a pessoa viva. Dessa forma, alunos de Medicina da UNILA passarão o dia no shopping equipados com todo material necessário para realizar um treinamento em massa.

Esse será o maior evento de Extensão que a Medicina UNILA já realizou e tem o apoio tanto do corpo docente, como discente. Ele está na 3ª edição e acontecerá em todas as regiões do Brasil.

Reanimação Cardiopulmonar salva vidas

Grande parte das paradas cardíacas ocorrem fora dos hospitais. Dessas, 84% ocorrem em domicílios! Ou seja, familiares e amigos precisam estar treinados.

A cada minuto sem as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, a pessoa em parada perde 10% das chances de sobreviver. 

Cerca de 3 minutos após a parada, os neurônios começam a morrer. Sua ajuda nos momentos iniciais é fundamental!

Através do rápido início da Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e desfibrilação, podemos retornar a vítima em parada à vida! Para tanto, uma adequada integração da comunidade e serviços de emergência precisa ser atingida.

A participação da população leiga no atendimento da parada cardíaca tem fundamental importância, uma vez que a maioria das ocorrências se dá fora dos hospitais na presença de um leigo.

Fonte: Portal da Cidade Foz do Iguaçu

Deixe seu comentário

Mais de portaldacidade.com