Portal da Cidade Foz

Oportunidade

IFPR abre edital para ingresso em Especialização em Internet das Coisas

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas com aulas presenciais, nas instalações do IFPR Foz, na Avenida Araucária, na Vila A.

Postado em 30/03/2021 às 11:44

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Foz do Iguaçu lançou, nesta segunda-feira (29), o edital de abertura para o Processo Seletivo Simplificado (clique aqui para acessar) para ingresso no curso de Especialização em Internet das Coisas - IoT. A pós-graduação Lato Sensu é gratuita e conta com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu e da Itaipu Binacional. As inscrições ficarão abertas de 30/03 a 14/05.

O curso será ofertado na modalidade presencial, nas instalações do IFPR Foz (Av. Araucária, 780, Vila A). Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, destinadas aos diversos profissionais graduados em Ciência da Computação, Informática, Engenharias ou áreas afins, ou que atuem como desenvolvedores de sistemas, analistas, propositores de soluções, funcionários do setor da economia denominado P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ligados à área de tecnologia.

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) está relacionada à conexão de objetos do mundo físico à Internet. É uma tecnologia que cresce no mundo todo, sendo cada vez mais comum o uso de objetos conectados, como eletrodomésticos, óculos, elevadores e meios de transporte. Em escala maior, encontrarmos cidades inteligentes, Internet industrial, fazendas inteligentes, atendendo a diferentes demandas da sociedade. A Especialização oferecerá formação teórica e prática focada em problemas reais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e de projetos de diferentes portes em IoT. Além das disciplinas técnicas, como Prototipagem e Design, haverá aquelas voltadas à criação de novos negócios e à cultura do empreendedorismo e da inovação.

"A Pós-Graduação em IoT, além de ser uma grande conquista para o processo de verticalização do ensino proposto pelo IFPR, também tem um uma importância social incalculável, pois os projetos a serem desenvolvidos no curso promoverão o desenvolvimento tecnológico da região. Somos gratos à Itaipu pelo financiamento de parte dos custos de material de consumo e ao PTI por todo apoio para implantação do curso", ressalta o diretor-geral do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Anderson Coldebella.

Para a FPTI-BR a viabilização da especialização em IoT está alinhada com a estratégia da instituição de contribuir regionalmente com a formação de capital intelectual e a criação de soluções inovadoras para a sociedade. A especialização também tem a possibilidade de interagir com o Programa Vila A Inteligente, oferecendo aos alunos um ambiente real para testes e validações tecnológicas de soluções que vierem a ser desenvolvidas durante o curso.

De acordo com o Diretor Técnico do PTI, Rafael Deitos, IoT é uma área muito promissora, tanto em nível de inovação quanto em nível de negócios. “A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, desde a forma de fazer negócios, estudar, trabalhar e até mesmo de se relacionar, sinalizando um futuro de oportunidades para quem tiver competência e estiver preparado. A Internet das Coisas é uma área de grande potencial e quem busca diferencial e foco em inovação encontrará muitas possibilidades nessa especialização, entre elas a de contribuir com avanços em pesquisa, novas perspectivas de negócios, conectividade, equipamentos e software”, afirma.

Investimentos

Para implementação da nova Pós-Graduação, o IFPR campus de Foz do Iguaçu conta com infraestrutura própria de laboratórios e equipamentos, além de disponibilizar todo o corpo docente que atua no curso.

"Para o IFPR, integrante de uma gigantesca rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, que possui 26 unidades no Paraná, além da sua diretoria de educação a distância, é uma grande honra poder ofertar um curso dessa importância, dessa magnitude, com verticalização em áreas de tecnologia de ponta, principalmente com o apoio de gigantes como a FPTI-BR e a Itaipu Binacional, colaborando ainda mais para o desenvolvimento de uma região que tem dado sinais claros da sua vocação para essas novas tecnologias, e que há anos tem abraçado e apoiado nossa instituição", ressalta o professor Odacir Antonio Zanatta, reitor do IFPR.

A especialização recebeu, também, aporte financeiro correspondente a mão-de-obra intelectual e recursos para aquisição de equipamentos e material de consumo do Parque Tecnológico Itaipu, por meio do convênio de Tecnologias Abertas e IoT da Superintendência de Informática, vinculada à Diretoria Administrativa da Itaipu Binacional, para apoiar a implantação da primeira turma do curso.

“A pós-graduação em Internet das Coisas do campus Foz do Iguaçu é a realização de um sonho do colegiado de informática. Foi um processo de amadurecimento natural do colegiado, em um trabalho que se iniciou em 2010, com os Professores Júlio César Royer e Humberto Martins Beneduzzi no curso técnico de informática, seguido pelo curso superior em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas em 2014. Temos certeza que o curso irá contribuir muito com a pesquisa e inovação no IFPR, aliando tecnologia a aplicações do mundo real, e trará benefícios à sociedade e ao setor produtivo da região”, destaca o coordenador do curso, professor Alcione Benacchio.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas