Portal da Cidade Foz

Inscrições Abertas

IFPR Foz do Iguaçu abre inscrições para Curso Gratuito na Defensoria Popular

As inscrições ocorrem até o dia 12 de junho, é o curso será de 5 de agosto de 2022 a 31 de março de 2023.

Publicado em 03/06/2022 às 13:50
Atualizado em

(Foto: Divulgação/IFPR)

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Defensor/a Popular na modalidade presencial, com início em 05/08/2022 e término em 31/03/2023. As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão gratuitas e ocorrerão até 12/06, por meio do Formulário de Inscrição (disponível em www.foz.ifpr.edu.br).

A capacitação é gratuita e voltada para o ensino de temáticas de Direitos Humanos aplicados à realidade de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira. Ela será realizada pelo IFPR e Unila, em colaboração com a Defensoria Pública do Estado do Paraná e a Fundação Nosso Lar. 

O objetivo é capacitar profissionalmente jovens e agentes sociais como Defensoras e Defensores Populares para atuar no dia a dia em situações de violações aos Direitos Humanos relacionados ao direito à moradia, à cidade, à saúde, entre outros. Além disso, as defensoras e defensores populares poderão orientar suas comunidades na mediação de conflitos, em ações de conscientização, em organizações sociais, buscando caminhos para garantir a aplicação dos direitos sociais.

“O diferencial é que além dos conteúdos teóricos, o curso conta com aulas de campo, práticas artísticas, ações em comunidades de Foz do Iguaçu e uma vivência na Defensoria Pública do Estado, para acompanhar de perto os atendimentos feitos na instituição”, explica o coordenador do curso, professor Luiz Henrique Pastore de Oliveira.

O Processo Seletivo será realizado sem prova escrita ou outra forma de avaliação de conhecimentos. A seleção será efetivada pela Comissão de Seleção do Campus Foz do Iguaçu/IFPR por meio de Questionário socioeconômico.

Para participar, as (os) candidatos deverão ter, no mínimo, escolaridade equivalente a Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo;Ter, no mínimo, 14 anos de idade.

As aulas serão realizadas todas as sextas-feiras, das 14h às 18h, no IFPR – Campus Foz do Iguaçu do IFPR, situado na Avenida Araucária, 780, Vila A.

Serviço:

Curso de Formação Inicial e Continuada de Defensor/a Popular

Responsável: Prof. Luiz Henrique Pastore Oliveira

Vagas: 50

Carga horária: 120 horas (80 horas de teoria e trabalho de campo; 20h de atividades na Defensoria; 20h práticas nas comunidades).

Duração prevista: 08 meses

Período de realização: 05/08/2022 e término em 31/03/2023.

Dia e horário: Todas as sextas-feiras, das 14h às 18h, no IFPR – Campus Foz do Iguaçu do IFPR, situado na Avenida Araucária, 780, Vila A.

Público de Interesse: a) Pessoas com perspectivas concretas de utilização do conhecimento no mundo do trabalho, em benefício da qualificação da cidadania e no fortalecimento das organizações locais comunidade/bairro /ocupação); e/ou

b) Pessoas com experiências de atuação comunitária (líderes comunitários, representantes de turma, participação em mutirões, organizações e movimentos sociais, atuação em pastorais, ONGs, projetos etc.); e/ou

c) Pessoas em situação de violência doméstica, de gênero, e violadas em direitos fundamentais de acesso à Moradia, à educação ou saúde; e/ou

d) Pessoas negras, pardas, com deficiência, indígenas e afins; e/ou

e) Situação de vulnerabilidade/hipossuficiência comprovada por vínculo em programas sociais do governo federal; e/ou

f) Estudante da rede pública de ensino; e/ou

g) Pessoa que frequenta a EJA ou ter finalizado o ensino médio pela EJA.

Informações: 3422-5310

Fonte:

Deixe seu comentário