Portal da Cidade Foz

Não Perca o Prazo

Incrições abertas ao Mestrado e Doutorado da Unila em Energia e Sustentabilidade

Os interessados devem inscrever-se até o dia 12 de outubro, por meio de um sistema de inscrição on-line da Unila.

Publicado em 22/09/2020 às 22:03

(Foto: Divulgação)

O mestrado e o doutorado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, da Unila, estão com inscrições abertas para alunos regulares, com ingresso para o primeiro semestre de 2021. Os interessados devem inscrever-se até o dia 12 de outubro, por meio de um sistema de inscrição on-line da Unila o SIGAA, que pode ser acessado em bit.ly/mestradounila. As inscrições e os cursos são gratuitos.

Tanto o mestrado como o doutorado ofertam 16 vagas, que serão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Materiais e Dispositivos para Fontes de Energia; e Tecnologias e Processos Sustentáveis. No total, 50% das vagas são destinadas a brasileiros e a outra metade é voltada a estudantes estrangeiros. O processo seletivo inclui vagas destinadas ao sistema de ações afirmativas.

Podem se candidatar ao mestrado estudantes graduados em cursos dentro das áreas de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas afins que abranjam as linhas de pesquisa do Programa. Já para o doutorado, estão aptos para se candidatarem alunos que possuem mestrado nessas mesmas áreas.

O processo seletivo do mestrado e do doutorado consta de duas fases, ambas classificatórias e eliminatórias. A primeira é a análise do currículo e do pré-projeto; e a segunda é uma entrevista a distância, que deve ser realizada entre os dias 18 e 20 de novembro. A divulgação do resultado das seleções será no dia 30 de novembro.

O edital do Mestrado pode ser acessado em bit.ly/PPGIESmest2021. Já o edital do Doutorado pode ser acessado em bit.ly/PPGIESdout2021

PPGIES

A área de concentração do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) contém três ênfases, distribuídas em duas linhas de pesquisas. A primeira ênfase visa, entre outros objetivos, analisar, desenvolver e customizar materiais e tecnologias para aplicação nos sistemas energéticos relacionados à conversão, transporte e distribuição de energia. A segunda ênfase relaciona-se ao uso racional da energia no setor industrial, com foco no planejamento e na melhoria da eficiência energética e da qualidade da energia, por meio da automação e do controle dos processos consumidores de energia em diferentes condições de operação. Já a terceira ênfase preocupa-se com as dimensões econômica, social e ambiental da energia.

Para obter mais informações sobre o mestrado e o doutorado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, acesse a página do Programa em bit.ly/ppgies.

Fonte:

Deixe seu comentário