Portal da Cidade Foz

Ensino Superior

Inscrições abertas para estudantes refugiados e com visto humanitário na Unila

Há vagas em 29 cursos de graduação e a inscrição deve ser realizada até o dia 20 de fevereiro.

Publicado em 15/02/2022 às 14:12

(Foto: Divulgação/Unila)

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) publicou o Edital que regulamenta o processo de seleção para refugiados e portadores de visto humanitário. No total, são ofertadas 114 vagas, em 29 cursos de graduação, para ingresso em agosto de 2022.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro por meio de formulário eletrônico. Para ler o edital e conferir todas as informações do processo seletivo, clique aqui.

Considerada a universidade mais internacional do Brasil, atualmente a UNILA conta com mais de 80 refugiados e portadores de visto humanitário em seu quadro de discentes.

Podem participar da seleção candidatos de qualquer nacionalidade que tenham status de refugiado, sejam solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário reconhecido no Brasil. O Edital também pede que o candidato tenha concluído o ensino médio, não possua vínculo ativo com a UNILA e tenha, no mínimo, 18 anos. Para participar da seleção, a UNILA exige ainda que os candidatos morem há mais de doze meses no Brasil ou outro país latino-americano.

No momento da inscrição, é necessário anexar, em formato PDF, os documentos pessoais e escolares exigidos pelo edital. De acordo com o cronograma, a primeira chamada será publicada no dia 4 de maio. Os candidatos classificados nessa chamada terão até 8 de maio para confirmar o interesse na vaga. A previsão é que as aulas tenham início em agosto de 2022.

Após serem convocados e matriculados, os refugiados e portadores de visto humanitário terão prioridade pare receber os auxílios estudantis do Programa de Assistência Estudantil da UNILA. O quantitativo de vagas para os auxílios de moradia, alimentação e transporte dependerá da disponibilidade orçamentária da Universidade.

Para mais informações sobre a seleção de refugiados e portadores de visto humanitário, entre em contato pelo e-mail seleccion.al@unila.edu.br.

Localizada em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, a UNILA tem a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina. Por isso, são ofertadas vagas para alunos residentes em países latino-americanos e, desde 2020, para refugiados e portadores de visto humanitário que já residam no Brasil. Atualmente, a instituição tem alunos de 32 nacionalidades. As aulas são bilíngues, ministradas em português e espanhol.

Fonte:

Deixe seu comentário