Portal da Cidade Foz

Educação

Já estão abertas as inscrições do Sisu 2019; UNILA oferta 847 vagas em 28 cursos

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Publicado em 22/01/2019 às 21:37

(Foto: Divulgação)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriram nesta terça-feira (22) e vão até sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo site, clique aqui. A UNILA oferta 847 vagas em 28 cursos de graduação via Sisu – a exceção é o curso de Música, que tem processo seletivo específico.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais). 

A UNILA publicou, no final do ano passado, o edital 190/2018, com as regras para a matrícula dos estudantes convocados na chamada regular do Sisu, que será divulgada no dia 28 de janeiro. O edital traz, também, a lista de documentos necessários para a matrícula e, por isso, deve ser lido integralmente pelos aprovados. A documentação deverá ser apresentada de duas maneiras: na matrícula online, quando os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao formulário via internet; e na matrícula presencial, quando os originais serão conferidos e autenticados. A matrícula online (primeira etapa do processo) será realizada de 30 de janeiro a 4 de fevereiro e a presencial, de 18 a 20 de fevereiro.

Cotas

Das 847 vagas disponíveis, 52% são destinadas a políticas afirmativas (cotas): estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio regular em escolas públicas ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Também concorrem nesta categoria estudantes que tenham certificado de conclusão a partir do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou do Exame de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos.

A inscrição em cada um desses grupos requer comprovação da condição por meio de documentação e/ou avaliação por meio de bancas específicas designadas pela UNILA, que irão realizar entrevista com o candidato, verificando e validando os documentos apresentados e se a condição atende ao disposto no edital.

As pessoas com deficiência e que tiverem dúvidas ou dificuldades para acessarem o edital da UNILA podem entrar em contato com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão pelo telefone (45) 3529-2159, e-mail nucleo.acessibilidade@unila.edu.br ou pessoalmente, na unidade Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000), sala C105, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Cursos da UNILA 

Administração Pública e Políticas Públicas; Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Arquitetura e Urbanismo; Biotecnologia; Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Cinema e Audiovisual; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Engenharia Civil de Infraestrutura; Engenharia de Energia; Engenharia de Materiais; Engenharia Física; Engenharia Química; Filosofia – Licenciatura; Geografia – Bacharelado; Geografia – Licenciatura; História – América Latina; História – Licenciatura; Letras – Artes e Mediação Cultural; Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras; Matemática – Licenciatura; Medicina; Música; Química – Licenciatura; Relações Internacionais e Integração; Saúde Coletiva; Serviço Social. 

Fonte:

Deixe seu comentário