Portal da Cidade Foz

educação

Pedra fundamental marca início das obras do Campus Integração da UNILA

As obras do edifício de salas de aula devem iniciar nos próximos dias.

Publicado em 13/01/2020 às 00:35
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A comunidade universitária participou, nesta segunda-feira (13), do lançamento da pedra fundamental do Campus Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O ato simbólico marca o início das obras do edifício de Salas de Aula, além de fazer parte das comemorações do 10º aniversário da UNILA, comemorado no dia 12 de janeiro.

“Podemos dizer que a primeira década da UNILA foi marcada pela excelência acadêmica. A UNILA galgou mais de 200 posições no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação. A Universidade cresceu, em termos de qualidade, mais de 50% em todos os rankings, sejam eles nacionais ou regionais. Nosso desafio, para os próximos dez anos, é alcançar a excelência em infraestrutura e, nesse sentido, esta obra que lançamos hoje é apenas o primeiro passo”, destacou o reitor da UNILA, Gleisson Brito. Brito também destacou, durante a cerimônia, a excelência administrativa da Universidade, que está entre as 20 melhores instituições públicas do país no Índice de Governança e Gestão Pública do Tribunal de Contas da União (TCU).

As obras do edifício de salas de aula devem iniciar nos próximos dias. O prédio, projetado pela equipe da Secretaria de Implantação do Campus, terá uma área construída de 2.444,13m², composto por dois pavimentos e 13 salas de aula com capacidade para atender 1.725 alunos. “Uma importante obra para a consolidação da UNILA, já que é na sala de aula que ocorrem as grandes discussões, as novas descobertas e a preparação dos nossos alunos para enfrentar o mundo”, salientou a pró-reitora de Graduação, Carla Grade.

Além do prédio de salas de aula, o Campus Integração também conta com o Alojamento Estudantil, que está em fase de finalização. “Hoje, com o lançamento da pedra fundamental do Campus, vejo o quão resiliente é nossa Universidade. Diante da busca pela nossa autonomia predial, estamos nos reerguendo e nos reinventando. Estamos prestes a entregar as primeiras obras da UNILA. Serão entregues os blocos do alojamento, o Centro de Convivência, as quadras e toda a área urbanizada”, disse o secretário de Implantação do Campus, Aref Kzam. O Plano de Edificações, aprovado pelo Conselho Universitário em setembro de 2019, também prevê que no local seja erguido um edifício de laboratórios e um bloco de almoxarifado e arquivo.

A solenidade contou com a presença do diretor de Gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Karl Stoeckl, do diretor administrativo-financeiro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Flaviano da Costa Masnik, além de alunos, servidores técnicos e docentes da UNILA.

Fonte:

Deixe seu comentário