Portal da Cidade Foz

Educação

Média das escolas municipais no Ideb 2019 fica em 7,1, acima do esperado

Realizado a cada dois anos, o sistema mede a qualidade do ensino no Brasil, nos primeiros anos da escolaridade.

Publicado em 15/09/2020 às 22:23
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A média de Foz do Iguaçu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 foi de 7,1. Realizado a cada dois anos, o sistema mede a qualidade do ensino no país, nos primeiros anos da escolaridade. O resultado de Foz do Iguaçu ficou acima do esperado, que era de 6.1, mas abaixo um décimo da avaliação de 2017, quando a cidade teve média de 7,2.

Entre as escolas municipais, a Santa Rita de Cássia teve a maior nota, com 8,5, repetindo o desempenho da última avaliação. Em 2011, a escola foi referência nacional, tendo a maior nota do país, com 8,6.

De todas as 52 escolas municipais, 28 tiveram nota 7.0 ou superior e cinco delas superaram os 8 pontos. Todas as 52 escolas conquistaram a meta estabelecida, ou acima disso, para o ano de 2019.

Ideb

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. Com isso a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Para conferir o resultado do Ideb e de outras cidades, clique aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário