Portal da Cidade Foz

educação

Mestranda da Unila é selecionada pelo Programa Líderes Emergentes nas Américas

A mestranda, que já está em terras canadenses desde setembro, estuda a violência de gênero contra as mulheres Guarani.

Publicado em 08/10/2019 às 08:30

(Foto: Divulgação)

A estudante do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da UNILA, Laisa Massarenti Hosoya foi contemplada, pelo Governo do Canadá, com bolsa do Programa Líderes Emergentes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program). A mestranda, que já está em terras canadenses desde setembro, passará seis meses na Brandon University, dando sequência à sua pesquisa, que tem como foco a violência de gênero e doméstica contra as mulheres Guarani.

Laisa é formada em Direito e, desde a graduação, interessa-se pelos estudos sobre a violência contra as mulheres. “O aprofundamento nesta temática ocorreu porque a violência de gênero e doméstica é um problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos. As mulheres latino-americanas e as indígenas têm suas especificidades, que precisam ser entendidas e respeitadas. Meu objetivo, não apenas dentro do mestrado, mas como um todo, é poder contribuir academicamente e socialmente nas questões que envolvem a violência contra a mulher”, explica.

Para Laisa, ser selecionada pelo Programa Líderes Emergentes nas Américas significa mais do que um reconhecimento ao seu esforço e dedicação aos estudos. “Primeiramente, essa bolsa representa o reconhecimento e valorização da pesquisa e, especialmente, do tema da violência contra a mulher, que é tão delicado de ser tratado. Porém, é extremante importante, uma vez que é um problema que atinge as mulheres no mundo todo e precisa ser discutido e enfrentado”.

A estudante já finalizou a pesquisa de campo no Brasil e, agora, irá realizar a análise dos dados e escrever a dissertação. Na Brandon University, ela está sendo acompanhada por dois docentes supervisores, Wilder Robles e Ali Salman. Já na UNILA, a mestranda tem como orientadores os professores Guillermo Javier Díaz Villavicencio e Clovis Antonio Brighenti.

Fonte:

Deixe seu comentário