Portal da Cidade Foz

Educação

Na UDC, alunos realizam práticas da Medicina Veterinária no Hospital Veterinário

Estudantes têm acesso a casos reais desde o 1º período. Os atendimentos são feitos em animais de pequeno e grande porte.

Publicado em 29/01/2019 às 21:11
Atualizado em

(Foto: Divulgação/UDC)

(Foto: Divulgação/UDC)

Os estudantes de Medicina Veterinária do Centro Universitário UDC têm à disposição um Hospital Veterinário que foi criado para atender às necessidades dos universitários, e que também oferece à comunidade serviços veterinários e informações científicas proveniente de estudos de casos e projetos de extensão. 

No hospital, os estudantes do Centro Universitário UDC vivenciam casos com todo tipo de animais de grande porte como os equinos e bovinos; os de pequeno porte como cães e gatos; bem como os chamados exóticos como furões, répteis, aves, iguanas entre outros.

Universitários praticam desde o 1º período no Hospital Veterinário UDC

Como o objetivo é que os estudantes de Medicina Veterinária do Centro Universitário UDC tenham contato com o maior número de casuísticas possível, a Clínica oferece consultas, exames laboratoriais parasitológico e patológicos, exames de imagem com Raio X e Ultrassonografia, aplicação de medicamentos e realização de cirurgias em 02 Centros Cirúrgicos. 

As ações são realizadas por médicos veterinários que são professores do curso e acompanhadas pelos universitários estagiários desde o 1º até o 10º período. Os estudantes dos primeiros períodos observam e auxiliam os Professores. Já os mais avançados são orientados e supervisionados pelos médicos-professores e efetivamente praticam os procedimentos nos pacientes. 

Todos os alunos de Medicina Veterinária do Centro Universitário UDC podem participar do estágio. Segundo o Coordenador do Curso Professor Ricardo Clasta, "Em todos os procedimentos a participação dos alunos é indispensável, eles auxiliam os Professores e aprendem praticando”.

Instalações e equipamentos do Hospital Veterinário UDC 

Além dos laboratórios multidisciplinares ofertados no Centro Universitário UDC unidade Vila A, os alunos têm a disposição na Clínica laboratórios de análises parasitológico e patológicos. No local os estudantes realizam a análise de amostras dos pacientes e conseguem avaliar melhor cada caso. 

Há também a oferta de diagnóstico por imagens através de equipamentos modernos e poderosos. O Ultrasson é o ACUSON X300 System da Siemens, que pode realizar exames em animais e em seres humanos, pois, é multi-frequêncial, já o aparelho de Raio X Multix B, é uma das melhores tecnologias da atualidade e possui uma precisão poderosa. Equipamentos de ultrasson portáteis também são utilizados, grande parte nas avaliações de grandes animais.  

Exames que auxiliam nos exames clínicos gerais realizados nos consultórios disponíveis para as consultas de animais de pequeno porte. 

Centro de Atendimento de Animais de Grande Porte do Hospital Veterinário UDC 

No Centro de Atendimento de Animais de Grande Porte, os acadêmicos participam de aulas práticas, consultas, avaliações, exames e cirurgias. 

O Consultório dos Animais de Grande Porte fica na parte externa da Clínica totalmente adaptada para essas espécies. Os primeiros atendimentos ocorrem neste local, onde os estudantes podem acompanhar todo o exame clínico geral. Ali também é feita a coleta de materiais, como sangue, urina, etc, que são analisadas de imediato. 

As cirurgias nos “grandes” são realizadas no Centro Cirúrgico 02, próprio para essas espécies. 

Os alunos menos graduados assistem às cirurgias em uma sala separada por um vidro estéril para evitar contaminação. Já os acadêmicos do 5ª período para frente, paramentados para os procedimentos, participam das cirurgias. O local é amplamente equipado com modernos instrumentos de anestesia, respiradores, mesa cirúrgica especial, iluminação e todos os equipamentos necessários para atender os casos. 

Atendimento 

Vale lembrar que as consultas são com horário marcado ou de emergência, ocorrendo sempre em horário comercial. Os valores de consultas, procedimentos, exames e cirurgias são compatíveis com os praticados no mercado de Foz do Iguaçu, já que o projeto não pretende criar concorrência com as clínicas da cidade. 

Nota máxima

O Ministério da Educação visitou o Centro Universitário UDC, inclusive o Hospital Veterinário UDC e concedeu a nota global 5, nota máxima! 

UDC é um mundo do conhecimento infinito! 

Agende uma prova e faça parte desse universo. 

Venha ser UDC!

UDC global. Internacional! 


Fonte:

Deixe seu comentário