Portal da Cidade Foz

Ano Letivo

Novas matrículas na rede municipal de ensino começam dia 3 de fevereiro

Data do retorno das aulas presenciais ainda está sendo analisada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Publicado em 22/01/2021 às 00:59

(Foto: Divulgação/Arquivo)

As matrículas nas escolas da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu para crianças de outros municípios e da rede particular de ensino começam no dia 3 de fevereiro. A partir desta data, também será possível realizar as transferências dos alunos para outras escolas.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as novas matrículas e transferências para alunos de quatro e cinco anos iniciam dia 4 de fevereiro. Foz possui 50 escolas municipais e 41 CMEIs, com 17.850 alunos matriculados no Ensino Fundamental e 7.686 na Educação Infantil.

Para preencher o formulário de matrícula e entregar a documentação da criança, é necessário que apenas um dos responsáveis compareça à instituição de ensino de sua preferência, seguindo todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso obrigatório de máscara.

 Rematrículas

 O período de rematrículas na rede municipal de ensino ocorreu em novembro do ano passado e as matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental em dezembro. “A partir do dia 3 de fevereiro começamos as novas matrículas e transferências, mas aqueles pais que por ventura ainda não matricularam seu filho no primeiro ano do ensino fundamental também terão a oportunidade. Na mesma data, todos os serviços administrativos das escolas e CMEIs serão retomados”, explicou a secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva.

 Volta às aulas

O retorno presencial dos alunos ainda não está definido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. O Governo do Estado anunciou a volta às aulas no dia 18 de fevereiro - data que ainda está sendo avaliada pelo município, em conjunto com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Com o retorno, os pais terão a opção de enviar ou não os filhos às escolas.

 Aqueles que optarem por não enviar assinarão um termo de responsabilidade, comprometendo-se em manter as atividades remotas, que continuarão a ser entregues pelas instituições.

 Retomarão as atividades apenas estudantes a partir de quatro anos. Crianças de seis meses a três anos ainda não voltarão aos CMEIs, devido ao risco de transmissão do coronavírus. “Vale lembrar que quatro e cinco anos é fase obrigatória, ou seja, essas crianças precisam estar matriculadas. Caso a mãe ou o pai não consiga atendimento no local pretendido, deve buscar um outro CMEI”, afirmou a diretora de educação Infantil, Luciana Moreira.

 A Educação Especial aguarda orientação do Núcleo Regional de Educação e da Federação das Apaes sobre o retorno às aulas.

Organização

A volta às aulas está sendo organizada pela Prefeitura de Foz desde o ano passado, quando foi criado um comitê com representantes das secretarias de Saúde e Educação. O retorno acontecerá de forma segura, respeitando todas as medidas sanitárias, com distanciamento de um metro e meio entre as carteiras, medição de temperatura e uso obrigatório de máscara para todos os alunos e funcionários.

As escolas também vão disponibilizar álcool em gel para higienização constante das mãos. Uma comissão está levantando o espaço físico de cada escola e sala de aula para avaliar a necessidade de rodízio entre os estudantes.

Fonte:

Deixe seu comentário