Portal da Cidade Foz

Educação

Prefeitura vai construir CMEI na Gleba Guarani e reformar escola em Três Lagoas

Obras são resultado do Orçamento Participativo e vão garantir maior comodidade para as famílias da região Nordeste.

Publicado em 30/01/2021 às 21:57

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu vai reformar e ampliar a Escola Municipal João da Costa Viana, em Três Lagoas, e construir um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na região da Gleba Guarani. As obras são resultado de votação popular do Orçamento Participativo e vão garantir maior comodidade as famílias que vivem na região.

A licitação para as obras foi lançada esta semana. A João da Costa Viana é a maior escola do município e atende hoje 968 alunos do 1º ao 5º ano. As obras contemplam reforma em uma área de 2,6 mil metros quadrados e ampliação de quase 300 metros quadrados.

Entre os serviços previstos estão a reforma com ampliação da biblioteca, sala de informática, salas de aula, administrativo, refeitórios e cozinha; adequações de acessibilidade (calçadas, rampas, corrimão); adequações no sistema de combate a incêndio e pânico; adequações de sanitários, instalações elétricas, água fria e esgoto sanitário; melhorias na cobertura, troca de revestimentos, pintura e adequações de portas e janelas. Todas as melhorias seguirão as normas de Vigilância Sanitária, principalmente na cozinha.

O limite máximo para execução dos serviços é de R$ 2,5 milhões. No entanto, a licitação é por menor preço, podendo o valor ser reduzido após o processo licitatório. O prazo para conclusão é de 180 dias a contar da assinatura da ordem de serviço.

“Essa reforma vai proporcionar maior conforto aos alunos e funcionários da escola. Queremos com isso oportunizar o contra turno com novas oficinas e atividades pedagógicas. Teremos uma biblioteca e um novo laboratório de informática. Nossos estudantes terão mais espaço e comodidade”, comentou a diretora de Ensino Fundamental, Eliziane Diesel. Segundo ela, a execução da obra não afetará as atividades presenciais dos alunos.

CMEI Gleba Guarani

O Centro Municipal de Educação Infantil na Gleba Guarani atenderá, principalmente, as famílias que vivem hoje nos conjuntos habitacionais na região de Três Lagoas. A nova edificação será construída em uma área de 2,1 mil metros quadrados e poderá atender mais de 200 crianças de seis meses a cinco anos. O CMEI seguirá o padrão das demais unidades educacionais, com salas de aulas e salas administrativas, refeitório, banheiros adaptados para crianças, lavatórios, lactários, brinquedoteca e playground.

O valor para a execução é de R$ 4 milhões, podendo ser reduzido após o processo licitatório. O cronograma é de 360 dias.

Outras Obras

Para atender as famílias dos conjuntos habitacionais Angatuba, Boicy I e II, a Prefeitura de Foz do Iguaçu já executou a reforma e ampliação da Escola Municipal Olavo Bilac, na Gleba Guarani e está concluindo a reforma e ampliação da Escola João Adão da Silva, no Lagoa Dourada.

A João Adão atende hoje 462 alunos e poderá ampliar sua capacidade para mais 200 crianças. Já a Olavo Bilac poderá dobrar dos atuais 300 para 600 alunos. Além disso, está em fase de elaboração de projetos uma nova escola e uma unidade básica de saúde na Gleba Guarani.

Licitação

O recebimento e abertura dos envelopes para a reforma da escola João da Costa Viana e construção do CMEI na Gleba Guarani acontecerá no dia 16 de março, às 09h30, na Diretoria de Licitações e Contratos, na sede da Prefeitura Municipal (Praça Getúlio Vargas, 280 centro).

O edital está disponível no portal da transparência, Diário Oficial Nº 4.062 de 26 de Janeiro de 2021. Mais informações através do e-mail crispina.cfn@pmfi.pr.gov.br e nathalia.nmam@pmfi.pr.gov.br (não utilizar provedor hotmail), ou pelo telefone (45) 2105-1367.

Fonte:

Deixe seu comentário