Portal da Cidade Foz

Educação

Professora Marli Maraschin de Queiroz é eleita presidente do SINPREFI

Chapa 2, “Organização e Ação”, liderada pela professora Marli M. de Queiroz, venceu a eleição com diferença de 210 votos.

Publicado em 13/09/2018 às 06:15

(Foto: Divulgação)

A professora Marli Maraschin de Queiroz foi eleita presidente do Sindicato dos Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal de Educação de Foz do Iguaçu-PR (SINPREFI), para o quadriênio 2018 – 2022. Marli Queiroz, que atualmente é secretária geral do SINPREFI, liderou a Chapa 2, “Organização e Ação”, que assume a diretoria do SINPREFI no dia 1°de outubro de 2018. A eleição foi na terça-feira (11), das 8h às 17h, e mobilizou aproximadamente mil filiados em dezenas de Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil, outras Entidades Educacionais, além de professores aposentados pela Foz Previdência. A apuração dos votos (em cédulas de papel) foi iniciada por volta das 18h, na sede do SINPREFI, e duas horas depois os filiados do sindicato que representa a maior categoria do município já sabiam o resultado.

A Chapa 2 - “Organização e Ação”, liderada por Marli Maraschin de Queiroz, obteve 601 votos enquanto a Chapa 1 - “Nossa Voz é a Nossa Força”, encabeçada pela atual presidente do SINPREFI, Maria Rice, recebeu 391 votos. A diferença foi de 210 votos. Foram registrados ainda 18 votos nulos e 7 votos brancos. Quase 80 pessoas trabalharam nas eleições sindicais, incluindo representantes de outros sindicatos e da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná (Fesmepar). Houve 17 urnas itinerantes e 2 urnas fixas: uma na Foz Previdência e outra  na Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Nova diretoria

A professora Marli Maraschin de Queiroz nasceu em Foz do Iguaçu e é concursada há 23 anos. Ela é graduada em Letras/Português e Espanhol pela UNIOESTE e pós-graduada em Alfabetização em Séries Iniciais pela Universidade de Marechal Cândido Rondon. Marli Maraschin de Queiroz pondera que a nova diretoria do SINPREFI indica apenas uma transição: “Na verdade, só vou assumir outro cargo, mas com o mesmo trabalho e com a mesma responsabilidade que tive nos últimos três anos.” Ela também apontou quais serão as primeiras ações da nova diretoria. “Temos que finalizar a reformulação do Plano de Carreira do Magistério [que está em andamento], temos a carreira dos agentes de apoio, dos secretários de escola e, quiçá, consigamos incluir as merendeiras e serviços gerais.”

O déficit da Foz Previdência, estimado em R$ 3,5 bilhões é uma das preocupações de quem assume a liderança do sindicato: “Esse assunto não preocupa apenas o SINPREFI, mas também o prefeito Chico Brasileiro e queremos solução conjunta.” 

Conquistas do SINPREFI

A atual presidente do SINPREFI, professora Maria Rice, que deixa o cargo em outubro, é uma das fundadoras do sindicato e tem, entre as conquistas à frente da luta sindical, o Plano de Carreira do Magistério. “Mantivemos esse sindicato com dinheiro emprestado de várias professoras, durante três anos, até que conquistássemos o direito de receber o dinheiro dos filiados. Nosso maior sonho era dar um Plano de Carreira para que os professores fossem valorizados e conquistamos!”. Em relação ao resultado das eleições, Rice pontuou: “Quando você pensa que fez um trabalho e agradou as pessoas, você percebe que não agradou muito. Eleição é eleição. Agora, vou deixar a luta pra eles.”

SINPREFI

O SINPREFI tem quase 1.400 filiados em 8 anos de história, na defesa dos direitos dos profissionais da área da Educação em Foz do Iguaçu. Essa será a terceira diretoria que assume o sindicato, atualmente, dotado de sede e veículo próprios, além de saldo bancário produzido com muita economia, o qual poderá ser usado para construir um salão de reuniões ou para ampliação da sede.

Fonte:

Deixe seu comentário