Portal da Cidade Foz

Unila

Projeto analisa riscos de inundação do Rio M’Boicy

O estudo analisou um trecho de 700 metros, que é uma das principais áreas de inundações no centro de Foz.

Publicado em 14/01/2018 às 23:17

(Foto: Divulgação)

Com 8,5 km de extensão o Rio M'Boicy flui em áreas urbanas de Foz do Iguaçu e fica em evidência em épocas de chuva, quando inundações acontecem. Com foco nesse cenário, o estudante equatoriano de Engenharia Civil de Infraestrutura Edgar Ricardo Jacho desenvolveu, para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a pesquisa “Modelagem do risco de inundação em trechos críticos de rios urbanos: o caso do rio M'Boicy”. Os resultados da pesquisa foram apresentados à Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com o objetivo de compartilhar dados que possam contribuir na mitigação desse problema. Na ocasião, estiveram presentes ainda o docente de Engenharias da UNILA e orientador do projeto, Glaucio Roloff; o secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Foz do Iguaçu, Elsidio Cavalcanti; e o morador da cidade Ariel Boldrini, cujo estabelecimento é afetado pelas inundações do rio M'Boicy.

O estudo analisou um trecho de 700 metros, que é uma das principais áreas de inundações, localizado no Centro do município entre a avenida Jorge Schimmelpfeng e a rua Antônio Raposo. “Identificamos que há um ponto crítico, que é uma galeria (abaixo da avenida Schimmelpfeng) com as maiores vazões excedidas”, contextualiza Edgar, que colocou grau na última sexta-feira (12). A pesquisa utilizou softwares livres qu foram calibrados para determinar a vazão excedida em diferentes cenários do trecho crítico do Rio M’Boicy.

“Essa pesquisa também vem desmistificar a ideia de que modelagem sofisticada e robusta, e o trabalho de geoprocessamento têm custo astronômico. O que mostramos é que isso pode ser realizado a baixo custo. Aponta caminhos de como é possível fazer esse trabalho e, ainda, a importância de um planejamento hidrológico nas áreas urbanas, para beneficiar moradores afetados com essa problemática”, diz o docente Glaucio Roloff.

Pesquisa e Extensão 

Docentes e alunos da UNILA também desenvolvem o projeto de extensão “Tecnologias apropriadas para mitigação de riscos em áreas urbanas”. O projeto realizou um levantamento das condições da bacia hidrográfica da região, buscando metodologias que fossem acessíveis, de baixo custo. O estudo também tem contribuição de dados do trabalho de topografia de fundo de vale, com sofisticados equipamentos de GPS da Universidade, realizado por estudantes da UNILA e com supervisão da docente Mara Rubia Silvia, do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura. E, ainda, de dados fornecidos pela prefeitura de Foz do Iguaçu e de investigações realizadas pela comunidade acadêmica da Uniamérica.

Um trabalho, portanto, que trouxe um conjunto de informações que pode ajudar a comunidade afetada e contribuir nas ações por parte da prefeitura da cidade. “Esse projeto vai ao encontro à necessidade da prefeitura. Tivemos autorização de buscar, entre os parceiros, apoio das universidades e estamos trabalhando em conjunto com elas, criando possibilidades para que possam contribuir, com seu potencial e vontade, em torno de demandas reprimidas que envolve o rio Boicy”, afirma o secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Foz do Iguaçu, Elsidio Cavalcanti.

Fonte:

Deixe seu comentário