Portal da Cidade Foz

Educação

PTI capacita 120 professores de Foz em método de ensino investigativo

A capacitação é gratuita e voltada para professores de Ciências Humanas e da Natureza do 1º ao 5º ano.

Publicado em 06/04/2018 às 07:57

(Foto: Divulgação/PMFI)

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vai capacitar 120 professores da rede municipal de ensino para que despertem nos alunos, desde os primeiros anos de escola, o interesse pelas ciências. A intenção é contribuir com a prática pedagógica dos docentes, para que os profissionais levem às salas de aula atividades investigativas, lúdicas e promovam uma maior participação dos alunos. As inscrições para a formação ficam abertas até a próxima terça-feira (11).

O curso “Desafios e possibilidades através da abordagem metodológica do ensino por investigação” é organizado pela Estação Ciências do PTI. Serão formadas três turmas, que vão participar de seis encontros presenciais e depois terão um acompanhamento por Ensino a Distância (EaD) para a aplicação do conhecimento nas escolas. A capacitação é gratuita e voltada para professores de Ciências Humanas e da Natureza do 1º ao 5º ano da Educação Básica.

No total, a formação tem 46 horas, sendo 28 horas presenciais e 18 online. De acordo com Raquel Rodrigues Nunes da Silva, uma das docentes do curso, serão abordadas as características do método investigativo, do conceito à aplicabilidade, de forma interdisciplinar. “Vamos trabalhar com atividades práticas e interdisciplinares. Faremos também uma atividade prática no Ecomuseu, que é para os professores olharem o local de uma forma pedagógica. Dali, é possível tirar umas aulas bem legais, de maior interesse para os alunos”, explica.

Entre os objetivos da formação, segundo Raquel, está a contribuição para que os professores inovem suas práticas em sala de aula. O curso da Estação Ciências visa ainda incentivar a formação de jovens pesquisadores desde a base e desenvolver o pensamento analítico-crítico de professores e alunos.

A meta do PTI é capacitar os 185 professores das áreas de ciências, geografia, história e artes da rede municipal de ensino. Essa formação vêm sendo desenvolvida pela Estação Ciência desde o ano passado. O objetivo deve ser alcançado no segundo semestre deste ano. Conforme Raquel, após finalizado esse grupo, uma nova formação será preparada para os docentes.

Acompanhamento em EaD

Durante a formação, comenta Raquel, os professores já são incentivados a planejar uma atividade a ser aplicada nas escolas com os estudantes. “Depois, ele vai para a escola e tem todo o acompanhamento em EaD. E, se o professor precisar que a gente vá até lá para dar um auxílio, nós vamos”, afirma. Mesmo depois de finalizado o curso, Raquel diz que a Estação Ciências fica disponível caso os professores tenham dúvidas ou necessitem de apoio.

Os professores que participarem da capacitação vão ainda participar de um workshop, no final do semestre, para compartilhar as experiências com a aplicação do método investigativo em sala de aula. Alguns trabalhos que forem desenvolvidos serão selecionados para apresentação na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) Junior, que acontecerá paralelamente à FIciencias, promovida anualmente pelo PTI.

Inscrições

As aulas das duas turmas de quarta-feira, nos períodos manhã e tarde, começam na próxima quarta-feira (11). Na sexta-feira (13), têm início as aulas dos professores regentes. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://ead.pti.org.br/ntm/mod/page/view.php?id=5243

Fonte:

Deixe seu comentário