Portal da Cidade Foz

Medidas Preventivas

Secretaria de Educação alinha retomada das aulas presenciais com unidade escolar

Reunião com equipes pedagógicas acontecerá nesta quarta-feira (28); retorno gradativo começa no dia 3 de maio, após a realização de exames para Covid-19.

Publicado em 27/04/2021 às 03:23

(Foto: Divulgação)

A retomada gradativa das aulas presenciais em cinco escolas da rede municipal de ensino será novamente discutida em uma reunião on-line com a Secretaria Municipal de Educação nesta quarta-feira, 28.

Diretores, professores, equipes pedagógicas e merendeiras das escolas Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Josinete Holler participam do encontro, que irá debater os planos de contingência de cada unidade, a merenda escolar, os protocolos de segurança e a organização da coleta dos exames RT-PCR, que acontecerá na sexta-feira (30).

O retorno dos alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental está previsto para o dia 3 de maio, seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19.

“Os protocolos foram apresentados ainda no ano passado e todos os servidores passaram por formação. Neste momento, vamos reforçar as medidas de segurança e o plano de contingência de cada escola”, explicou a secretária de educação, Maria Justina da Silva.

Nessa semana, equipes da Secretaria de Educação estão percorrendo as unidades escolares para verificar os equipamentos de proteção e os materiais de apoio obrigatórios. Os EPIs integram o Protocolo Sanitário, Administrativo e Pedagógico, que determina o uso obrigatório de máscaras, distanciamento, higienização das mãos e limitação de 30% da capacidade das salas.

Ao entrar na escola, os alunos passarão por tapetes sanitizantes para limpeza dos calçados, terão a temperatura aferida e utilizarão álcool em gel para higienização das mãos. Os funcionários das escolas receberam materiais de apoio com máscaras, protetores faciais e jalecos.

Testes

Antes do retorno das atividades presenciais, alunos e servidores farão o exame RT-PCR, considerado padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19. A coleta está sendo organizada pela Secretaria da Saúde e acontecerá na sexta-feira pela manhã nas escolas Josinete Holler a Papa João Paulo I e à tarde nas escolas Osvaldo Cruz, Jardim Naipi e Princesa Isabel.

A previsão é que sejam feitos 290 testes no primeiro dia, isso porque as escolas atenderão apenas 30% da capacidade das turmas. Os alunos que iniciarem as atividades na semana seguinte também passarão pelos testes. O exame será de caráter obrigatório para o retorno presencial.

Aulas remotas

A Secretaria de Educação mantém as aulas remotas e as atividades on-line para os alunos da rede pública. Os materiais são entregues quinzenalmente nas unidades escolares e os conteúdos também são disponibilizados em plataforma digital.

Fonte:

Deixe seu comentário