Portal da Cidade Foz

Pandemia na Educação

Surto de covid faz colégio de Santa Terezinha suspender aulas pela segunda vez

Pelo menos mais quatro alunos foram diagnosticados com a doença; aulas da manhã permanecerão interrompidas até julho.

Publicado em 24/06/2021 às 08:44

(Foto: Divulgação )

O Colégio Cívico-Militar Angelo Antonio Benedet, em Santa Terezinha de Itaipu (PR), foi obrigado a suspender as aulas presenciais no período da manhã, até o dia 5 de julho, depois que pelo menos quatro estudantes foram diagnosticados com covid-19. É a segunda vez neste mês que a instituição precisa interromper as atividades por causa da ocorrência da doença.

Após o surto de covid-19, as aulas presenciais matutinas em todo o colégio foram suspensas nesta quarta-feira, 23. Três estudantes do Ensino Médio e um do Ensino Fundamental foram infectados pelo novo coronavírus, conforme levantamento da APP-Sindicato/Foz. O estabelecimento de ensino retomou as atividades em sala no início de maio.

No último dia 16, o Colégio Angelo Antonio Benedet já havia dispensado uma turma, depois que uma aluna apresentou exame positivo para a doença. Um agente educacional, que trabalha no setor administrativo, também havia sido contaminado, permanecendo afastado da função por 15 dias para tratamento da covid-19.

“Não há nenhuma segurança para a volta às aulas presenciais. Os governos estadual e municipais que permitem a reabertura das escolas estão brincando com a vida de professores, funcionários, estudantes e suas famílias”, assevera o diretor da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges. “O Colégio Angelo Antonio Benedet passa a ser um caso emblemático, pois já é a terceira vez que ocorre a contaminação na comunidade escolar”, completa.

“A ciência diz que não é seguro voltar às aulas enquanto houver transmissão comunitária do vírus e a vacinação não chegar à maioria da população”, contextualiza Silvio. “E o que fazem o governador e os prefeitos? Permitem a reabertura das escolas no pior momento da pandemia, quando sequer há leitos de UTI nos hospitais”, aponta.

Casos de covid-19 em escolas

Desde o retorno das aulas presenciais, em maio, já foram registrados casos de covid-19 entre educadores e estudantes de 11 colégios estaduais vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE). São eles:

Foz do Iguaçu (que suspendeu as aulas presenciais por um período): Barão do Rio Branco, Castelo Branco, Costa e Silva, Jorge Schimmelpfeng e Pioneiros;

Santa Terezinha de Itaipu: Dom Manoel Konner e Angelo Antonio Benedet;

São Miguel do Iguaçu: Dom Pedro II;

Medianeira: Naira Fellini (mais uma escola teve caso confirmado na cidade, mas o nome não é divulgado, a pedido da educadora); e 

Missal: Padre Eduardo Michelis.

Fonte:

Deixe seu comentário