Portal da Cidade Foz

educação

Unila abre inscrições para processo seletivo do curso de Música

Podem participar da seleção estudantes que fizeram uma das cinco últimas edições do Enem.

Publicado em 16/01/2020 às 02:40
Atualizado em

(Foto: UNILA/Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Música (bacharelado) da UNILA. Neste ano, poderão participar da seleção estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio e fizeram, pelo menos, uma das cinco últimas edições do Enem (2015 a 2019). As inscrições são on-line e terminam às 17h do dia 28 de janeiro. As regras e o link para a inscrição estão disponíveis no edital, clique aqui.

O candidato deve optar por uma das duas ênfases do curso: pesquisa em música ou práticas interpretativas, que está dividida em cinco formações (canto, percussão, piano, violão e criação musical). Estão sendo ofertadas 18 vagas: 3 para pesquisa em música; 2 para canto; 3 para criação musical; 4 para percussão; 3 para piano; e 3 vagas para violão.

A UNILA reserva 61,11% do total de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica. Todos os candidatos inscritos nas vagas reservadas às cotas, terão sua documentação analisada e comprovada por bancas específicas a cada modalidade.

Música é o único curso da UNILA que não utiliza o Sisu para a seleção de estudantes. Na inscrição eletrônica, o candidato deve apontar o número da inscrição do Enem e o ano em que realizou o exame. O processo seletivo possui duas etapas, sendo a primeira delas o desempenho do Enem.

Na segunda etapa, os candidatos habilitados deverão escrever uma carta de apresentação justificando a escolha da ênfase e/ou formação e, ainda, enviar um vídeo composto por uma apresentação musical, no qual o candidato demonstre habilidade na ênfase e/ou formação escolhida no ato da inscrição.

O resultado da primeira etapa deverá ser divulgado no dia 31 de janeiro. A convocação para a segunda fase (prova de habilidades específicas) será no dia 5 de fevereiro, e as inscrições para essa fase acontecem de 5 a 10 de fevereiro. O resultado final sai no dia 18 de fevereiro. A matrícula presencial deve ser realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Curso de música

O curso tem duas interfaces principais: a pesquisa em linguagem musical, história e repertório; e a possibilidade de desenvolvimento técnico, estético e de performance para violão, canto, piano e percussão.

O diferencial do bacharelado em Música da UNILA é, além da ênfase na pesquisa, a abertura para a música popular, através do estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como improvisação, harmonia e arranjo.

A carreira é caracterizada pela ênfase na pesquisa musicológica e etnomusicológica, voltada para o estudo da história e linguagem musical de tradição europeia ocidental e para a produção musical da América Latina e Caribe, com estudos dos processos de formação destas culturas musicais e suas particularidades.

Fonte:

Deixe seu comentário