Portal da Cidade Foz

graduação

Unila abre vagas para refugiados e portadores de visto humanitário

As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

Publicado em 23/07/2018 às 21:37
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Unila)

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) publicou o edital que regulamenta o processo de seleção para refugiados e portadores de visto humanitário. No total, são ofertadas 29 vagas, uma em cada curso de graduação, para ingresso no ano letivo de 2019. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. Para ler o edital e conferir outras informações do processo seletivo clique aqui

Podem participar desta seleção candidatos de qualquer nacionalidade, que tenham status de refugiado, sejam solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário reconhecido no Brasil. O edital também pede que o candidato tenha concluído o ensino médio, não possua vínculo ativo com a UNILA e tenha, no mínimo, 18 anos até o dia 15 de fevereiro de 2019. Para participar da seleção, a UNILA exige ainda que os candidatos morem há mais de seis meses no Brasil ou apresentem certificado de proficiência em língua portuguesa.

No momento da inscrição, é necessário anexar, em formato PDF, os documentos pessoais e escolares exigidos pelo edital. Além disso, o candidato poderá escolher, em ordem de preferência, três opções de curso. De acordo com o cronograma, a primeira chamada será publicada no dia 2 de outubro. Os candidatos classificados nessa chamada terão de 2 a 8 de outubro para confirmar o interesse na vaga.

Todos os estudantes selecionados por este edital deverão estar em Foz do Iguaçu em fevereiro de 2019 para os procedimentos de matrícula. A previsão é que as aulas tenham início em março de 2019. A data será divulgada, posteriormente, no calendário acadêmico da UNILA.

Após serem convocados e matriculados, os refugiados e portadores de visto humanitário poderão solicitar os auxílios estudantis do Programa de Assistência Estudantil da UNILA. O quantitativo de vagas para os auxílios de moradia, alimentação e transporte dependerá da disponibilidade orçamentária da Universidade para 2019.

Para mais informações sobre a seleção de refugiados e portadores de visto humanitário, entre em contato pelo e-mail seleccion.al@unila.edu.br.

Fonte:

Deixe seu comentário