Portal da Cidade Foz

Ótima avaliação

UNILA alcança nota 4 e avança na avaliação do Índice Geral de Cursos, do INEP

Universidade se destaca entre outras instituições do Paraná; cursos de Matemática e Química apresentam os melhores conceitos em nível nacional

Publicado em 17/04/2023 às 06:07
Atualizado em

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) teve boa avaliação no Índice Geral de Cursos (IGC) alcançando o conceito 4, numa escala que varia entre 1 e 5. Com a pontuação de 3,573, a Universidade destaca-se frente a outras instituições de ensino superior de Foz do Iguaçu e do Paraná, apresentando a segunda melhor nota entre as universidades federais e a sexta melhor entre as instituições públicas do estado.

Já na colocação nacional, a UNILA está em 111a posição entre 2012 instituições avaliadas e 35o lugar entre as 68 universidades federais, apresentando IGC acima da média nacional entre as universidades federais – que foi de 3,339 – e também entre as da região sul – que corresponde a 3,561.

Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no final de março e são relativos ao ano de 2021. A UNILA permanece com conceito muito próximo de quando foi avaliada na última vez, em 2019, quando alcançou a nota de 3,569.

Para chegar ao IGC, leva-se em conta a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), considerando o último ciclo do Enade; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Capes na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Avaliação dos cursos de licenciatura

De acordo com informações do INEP, nesta edição foram avaliados 30 cursos de graduação em todo o país, dos quais 17 são relacionados a licenciaturas. Segundo o órgão, dessa forma é possível mensurar o desempenho dos estudantes recém-graduados e, consequentemente, avaliar a qualidade do processo formativo dos professores. Dos nove cursos avaliados na UNILA, Matemática e Química receberam nota 5 no CPC, sendo que o curso de Matemática apresentou o maior conceito entre 420 cursos avaliados no país. Já o curso de Química apresentou o segundo maior conceito do país, entre 268 cursos avaliados.

Outros sete cursos receberam nota 4: Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, Filosofia (licenciatura), Geografia (licenciatura), Geografia (bacharelado), História (licenciatura), História - América Latina, e Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, tendo esse último apresentado maior conceito entre os cursos do Paraná.


Fonte:

Deixe seu comentário