Portal da Cidade Foz

Gestão

UNILA inicia processo para escolha de reitor e vice para o período 2023/2027

As chapas têm até o dia 26 de março para fazer a inscrição; consulta à comunidade universitária será realizada em maio

Publicado em 17/03/2023 às 15:35

A UNILA deu início ao processo para escolha de reitor e vice-reitor para o período 2023/2027. A inscrição das chapas começou nesta sexta-feira (17) e prossegue até o dia 26 de março. A consulta pública à comunidade universitária está marcada para maio.

Esta é a segunda eleição para reitor na Universidade. Como ocorreu em 2018, o processo eleitoral está dividido em duas etapas: a consulta, não vinculante, à comunidade acadêmica; e a definição da lista tríplice pelo Colégio Eleitoral, que é composto pelos membros do Conselho Universitário (CONSUN), após o recebimento dos resultados da consulta pública. A lista tríplice é enviada ao Ministério da Educação que fará a nomeação do reitor.

Podem candidatar-se, os docentes do quadro efetivo da UNILA e que tenham o título de doutor. Entre as exigências para a candidatura estão o termo de adesão ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente e o projeto de gestão, incluindo propostas acadêmicas e administrativas.

As regras para a disputa estão dispostas em edital próprio, que determina também como deve ser feita a propaganda das chapas para a comunidade acadêmica, seja presencialmente, seja por meio das redes sociais. Na propaganda, não poderão ser usados os meios, e-mails, site e redes sociais institucionais da Universidade.

Para que as chapas possam fazer a apresentação de propostas aos eleitores, foram reservadas três datas para debates entre os candidatos: 20 de abril – quando serão apresentados os projetos –, 2 de maio e 12 de maio.

Podem votar todos docentes do quadro efetivo e temporário, servidores técnico-administrativos e estudantes matriculados regularmente. A votação será realizada nos dias 16 e 17 de maio por meio eletrônico. Todas as etapas do processo de escolha de reitor e vice podem ser acompanhadas no site da UNILA (https://bit.ly/reitoria_2023).

Fonte:

Deixe seu comentário