Portal da Cidade Foz

Educação Básica

UNILA oferece especialização em Relações Internacionais para professores

Inscrições podem ser feitas até 30 de junho; curso é oferecido na modalidade a distância.

Publicado em 02/06/2023 às 09:18
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria)

A UNILA recebe, até 30 de junho, inscrições para o curso de especialização em Relações Internacionais direcionado a professores da educação básica. O curso, que será ofertado na modalidade a distância, é gratuito e terá duração de 18 meses, com início em agosto.

O curso está sendo ofertado no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o objetivo de oferecer formação continuada e especializada em tópicos contemporâneos das Relações Internacionais. São ofertadas vagas para os polos de apoio presencial da UAB em: Foz do Iguaçu (25), Guaraniaçu (20), Londrina (25), Florianópolis (25), Cuiabá (25) e Salvador (40). Podem participar da seleção graduados em diferentes áreas do conhecimento, especialmente, em Ciências Sociais e Humanas.

O edital prevê reserva de vagas para candidatos negros, indígenas, quilombolas, trans e não binários, refugiados ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário e para pessoas com deficiência. Também há oferta de uma vaga adicional para candidatos indígenas, quilombolas, trans e refugiados.

O processo seletivo será composto de duas fases: análise documental, sendo desclassificado o candidato que deixar de apresentar qualquer um dos documentos exigidos; e análise da experiência profissional e acadêmica com base em pontuação definida em edital. Todas as informações e o link para inscrição estão disponíveis no edital UNILA/PRPPG 054/2023 e seus anexos.

A especialização

O curso de Especialização em Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica busca fornecer instrumentos e as perspectivas analíticas mais recentes para a compreensão dos principais eventos contemporâneos das Relações Internacionais, voltadas tanto para a qualificação da formação docente quanto para a aplicação do conteúdo em sala de aula.

As oito disciplinas programadas estão divididas em dois semestres, sendo o terceiro reservado para o trabalho de conclusão de curso (TCC). As disciplinas específicas tratarão de temas, problemas e agendas das diferentes áreas das relações internacionais: integração regional; política, inserção e economia política internacionais; desenvolvimento; direitos humanos; raça; e meio ambiente, entre outras.

As atividades serão realizadas em ambiente virtual de aprendizagem, por meio de ferramentas interativas, com mediação docente, de tutoria e de recursos didático tecnológicos, de forma síncrona e assíncrona. Também haverá encontros no polo presencial da UAB para avaliação, seminários, tutorias, entre outras atividades.

Fonte:

Deixe seu comentário