Portal da Cidade Foz

esporte

Arremesso de Celular abre temporada de eventos da Itaipu para a comunidade

Tradicional torneio foi uma amostra das atividades que vão acontecer no Gramadão da Vila A e em toda Foz do Iguaçu até do final do ano.

Postado em 23/09/2019 às 07:27 |

(Foto: Rubens Fraulini)

A 12ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular abriu, neste domingo (22), a temporada de eventos que a Itaipu Binacional vai promover no Gramadão da Vila e em toda a cidade até o final do ano. Já na próxima semana, o espaço recebe a abertura dos Jogos de Aventura e da Natureza. Em outubro, o local será palco da festa do Dia das Crianças, e, no final do ano, o tradicional Natal de Foz de Iguaçu, que voltou ao Gramadão há dois anos, terá intensa programação no espaço.

“O Gramadão sempre foi um local de congregar as famílias, que se reúnem aqui ao final da tarde e, agora, podem fazer isso de uma forma mais efetiva”, afirmou o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. “A comunidade local poderá participar destes grandes eventos como os Jogos da Natureza, o Dia das Crianças, o Natal, entre outros. Estão todos convidados”.

Silva e Luna participou do torneio na tarde deste domingo (22). Foi a primeira vez que um diretor-geral brasileiro se aventurou a arremessar o celular. Ele agradeceu a experiência e reforçou o aspecto cidadão da iniciativa. “Quem arremessa o celular joga o egoísmo fora ao ajudar quem mais necessita”, disse em referência à arrecadação de alimentos promovida pelo evento. E conclui: “a Itaipu se incorpora ao torneio por ter um compromisso muito grande com o meio ambiente e com a responsabilidade social em nossa sociedade”.

Desde 2008, quando o torneio foi criado, foram arrecadadas 67 toneladas de alimentos que são distribuídas a várias entidades assistenciais de Foz do Iguaçu e região. Só em 2019, foram repassadas mais de 12 toneladas de alimentos por 20 empresas, além do que foi doado durante o torneio, como inscrição para arremessar o celular.

Temporada de eventos

Mal serão desmontadas as barracas do 12º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e o Gramadão já se prepara para outro evento grandioso, já no próximo domingo. São os Jogos de Aventura e Natureza, promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, com o apoio da Itaipu Binacional. A abertura dos jogos começa às 16h de domingo (28), com o show da “Banda que Voa”, no Gramadão. O espetáculo mistura música e circo a 40 metros de altura é gratuito e aberto ao público, que também poderá aproveitar outras atividades, como balonismo e parede de escalada.

Os jogos acontecem até o dia 6 de outubro, com quatro modalidades: Skate, Canoagem Slalom, Paraquedismo e Iatismo (Vela). A canoagem slalom, aliás, será disputada nos dias 28 e 29 de setembro, no Canal Itaipu, e terá peso de Campeonato Brasileiro, o maior evento da modalidade no País, com a participação dos principais atletas da canoagem slalom como Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves.

O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, tem festa marcada para o domingo (13 de outubro), no Gramadão, com programação para toda a comunidade, com jogos, show, brincadeiras e distribuição de brindes. Já as festividades do Natal de Foz também terão uma série de eventos no Gramadão que, em 2018, recebeu o show de Michel Teló. A organização da festa promete novidades para este ano.

Arremesso de Celular

O 12º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular movimentou o Gramadão durante todo o domingo. A programação começou com o 7º Passeio Ciclístico Solidário, às 8h com percurso de 14 quilômetros até a Barreira de Controle da Itaipu e participação de todas as idades. Outro percurso, para ciclistas acima de 12 anos, foi de 30 km com ida do Gramadão ao Mirante Central da Itaipu e volta ao Gramadão.

 Ao longo do dia, quase 400 pessoas se inscreveram para arremessar o celular. A campeã da categoria adulto feminino foi a tenente do Corpo de Bombeiros Janaína Fagundes, que atingiu a marca de 37,79 metros de distância. Janaína é, aliás, a atual campeã e recordista da categoria. No masculino, o arremesso de 76,30 metros foi de Franck Rodrigues de Souza, que se sagrou campeão.

No juvenil masculino, Lucas Gehardt conseguiu o bicampeonato atingindo a marca de 45,06 metros. No feminino, a campeã foi Fernanda Luiza Pereira, com 29,79 metros. Finalmente, na categoria infantil, Rafaeli Paulus foi a campeã com 30,50 metros, e Arthur Arruda foi o melhor no masculino, com 29,60 metros. Todos os primeiros colocados receberam troféus e smartphones da marca Xiaomi Mi 8 lite. Os segundos e terceiros colocados também foram premiados.

“Sem o apoio da Itaipu não teríamos o torneio, ela dá todo o suporte para organização deste evento que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o destino correto dos lixos eletrônicos”, destacou Gabriel de Campos Neto, da Divisão de Segurança da Central da Itaipu, idealizador e organizador do evento. “Também com a arrecadação dos alimentos, vamos convidar as empresas e os apoiadores para fazer as doações”.

Outras atividades

 Além dos arremessos, as pessoas puderam participar doo 10º Mutirão de Arrecadação de Lixo Eletrônico promovido em parceria com a empresa Krefta Tecnologia em Serviços. Desde 2008, já foram recolhidas 37 toneladas deste material durante o torneio. “O evento ajuda a conscientizar as pessoas sobre o prejuízo deste tipo de material ao meio ambiente, além de fazermos o descarte correto”, afirmou o gerente de produção da Krefta, Djair Freitas Alves.

A comunidade também pode aferir a pressão, passar por atividades de recreação, acompanhar a apresentação de adestramento de cães, prestigiar a exposição de carros antigos, além de conhecer de perto um carro de combate do Exército. “A gente trouxe o material que o soldado utiliza no dia a dia em campo. O público ficou bastante interessado, principalmente, as crianças que olham para o soldado, querem tirar foto”, afirmou o tenente Moraes Júnior, do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada.

Fonte:

Deixe seu comentário