Portal da Cidade Foz

Nadadores

Atletas iguaçuenses se destacam nos cenários estadual e nacional da natação

Prefeito Chico Brasileiro acompanhou os treinos e parabenizou os competidores; entre eles, Ana Ghellere, a rainha das piscinas.

Publicado em 30/09/2022 às 09:25

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

O prefeito Chico Brasileiro visitou a piscina esportiva do Ginásio Costa Cavalcanti, nesta quarta-feira (28), onde acompanhou os treinos e conversou com atletas da natação de Foz do Iguaçu que se tornaram destaque no cenário estadual e nacional da modalidade.

Ana Ferrari Ghellere é uma das competidoras destaques. Aos 8 anos de idade, entrou para equipe pré-treinamento no Ginásio Costa Cavalcanti com a professora Natália Sapia. Aos 10 anos, passou a fazer parte da equipe Cataratas Natação e treinar com a técnica Célia Targat. Desde então, a nadadora demonstra grande aptidão para o esporte.

“Temos muito orgulho dos nossos atletas, que dão sempre o seu melhor para representar Foz do Iguaçu nas competições. O esporte tem um grande potencial para transformar vidas, e seguiremos dando todo o apoio para os nossos competidores tão talentosos”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro. 

Nos últimos seis anos a atleta iguaçuense vem conquistando pódios e colecionando medalhas. Em 2017, Ana foi campeã estadual e conquistou a terceira colocação no sul-brasileiro. Em 2018 e 2019 foi campeã estadual e também brasileira. Em 2020, foi a 16ª colocada na prova de 1.500 m nado livre, no Troféu Brasil absoluto de natação, ano em que, devido à pandemia, não participou de outros campeonatos. 

No ano seguinte, foi nove vezes campeã brasileira, bateu o recorde dos 1.500 m nado livre de sua categoria (Infantil 2) e foi medalhista no 4x200 m nado livre no campeonato sul-americano da juventude, realizado em Lima, no Peru. 

Neste ano de 2022, a jovem atleta continua muito determinada e com excelentes resultados. Pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), conquistou o título de rainha das piscinas, sendo a atleta que mais conquistou medalhas entre os 6 mil participantes dos Jogos Escolares da Juventude Brasileiro, totalizando 9 medalhas. 

Ainda este ano, no campeonato brasileiro absoluto de natação, Troféu José Finkel, a atleta conquistou duas importantes posições no ranking nacional “Top 10 Brasil”, sendo a 9ª colocada nos 1.500 m nado livre e 10ª colocada nos 200 m nado borboleta. 

No último Campeonato Estadual também venceu 6 provas e quebrou 3 recordes estaduais. Outro desafio vem pela frente, entre os dias 10 a 13 de outubro. A atleta, juntamente com seu parceiro de treino Nicolas Leichtweis e sua técnica, foi convocada para representar o estado do Paraná no 26º Torneio Internacional de Natação “Troféu Chico Piscina”. A competição será na cidade de Mococa, no interior de São Paulo. 

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Antonio Sapia, ressaltou a importância do apoio aos atletas que representam a cidade em diversas competições. “O prefeito Chico Brasileiro não mede esforços para apoiar os atletas e também os treinadores. Este apoio já reflete nos resultados. Foz hoje conta com atletas reconhecidos no país todo e esse reconhecimento vem crescendo a cada ano que passa”.

Fonte:

Deixe seu comentário