Portal da Cidade Foz

Com Aval da CBB

"Basquete Sem Fronteiras" integra inclusão social e desempenho esportivo

Desenvolvido em Foz do Iguaçu, o trabalho vem se refletindo na diminuição da evasão escolar, na evolução curricular e outros benefícios.

Publicado em 13/04/2021 às 23:02

(Foto: Divulgação)

Contemplado com o Selo CBB Cuida, o "Basquete Sem Fronteiras" funciona em Foz do Iguaçu e atende a 400 crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos, em 10 núcleos. O projeto é da ABASFI - Associação de Basquete de Foz do Iguaçu, criada em 2010 e que se dedica à inclusão social e à formação de atletas de basquetebol em bairros de alto risco social.

Por sua relevância social e esportiva, o "Basquete Sem Fronteiras" alcançou o reconhecimento da comunidade, de instituições como a Justiça Federal do Paraná, a Secretaria de Esporte e Lazer e da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional, que se tornaram parceiras do projeto.

O trabalho bem feito e abrangente vem se refletindo na diminuição da evasão escolar, na evolução curricular dos envolvidos, na integração com a sociedade, dentre outros benefícios sociais, e também na conquista de expressivos resultados das equipes nas competições oficiais da Federação e em nível nacional (sete títulos do Sul-Brasileiro de Clubes, Campeão da Copa Brasil de Clubes Sub-14 Feminino-2018 e Campeão Brasileiro Escolar-2019, quando disputou o Mundial Escolar na Grécia, representando o Brasil).

Foz do Iguaçu passou ainda a contribuir com diversos atletas para as Seleções Paranaenses de Base. Só em 2019, foram 22 convocadas para treinamento e 14 atletas representando o Paraná nas competições oficiais entre seleções estaduais, com atletas eleitas destaques dos campeonatos. Nos últimos dois anos, foram três atletas convocadas para as Seleções Brasileiras de Base, todas reveladas no Projeto Basquete Sem Fronteiras.

A ABASFI complementa o trabalho de inclusão e desenvolvimento do "Basquete Sem Fronteiras" com a disponibilização do Centro de Excelência Foz Basquete para aperfeiçoamento dos atletas que defenderão as equipes do estado.

Na avaliação de Douglas Amâncio, diretor do projeto, a iniciativa tem muito a agregar. “A conquista do Selo CBB Cuida vai diretamente ao encontro de um dos objetivos principais do Basquete Sem Fronteiras, que é o reconhecimento em nível nacional da qualidade de nosso trabalho e nada melhor do que a chancela da entidade máxima do esporte”, avaliou.

Fonte:

Deixe seu comentário