Portal da Cidade Foz

Dois iguaçuenses são classificados no Torneio Caixa de Atletismo

Evento aconteceu no último sábado, no Ginásio Municipal Costa Cavalcanti.

Publicado em 15/05/2017 às 07:22

Foz do Iguaçu sediou neste sábado, 13, no Ginásio Municipal Costa Cavalcanti, uma das mais importantes etapas do torneio Caixa Federação de Atletismo do Paraná (FAP). Treze atletas do município participaram da seletiva, dois iguacuenses foram classificados para o Troféu Brasil, maior campeonato do Brasil na modalidade lançamento de martelo. Ralisson Thomas Marques Guerra, atual recordista paranaense e 4° melhor do Brasil na categoria, e Jair Pacentchuk Junior agora seguem para Bragança Paulista, onde ocorrerá o Troféu Brasil no mês de Junho.

A etapa realizada pela FAP teve a parceria da Itaipu Binacional, Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e vários colaboradores. Representantes dos municípios de Foz do Iguaçu, Cascavel e Medianeira disputaram as provas de salto em distância, salto triplo, arremesso de peso e lançamento de martelo. As provas de corridas foram realizadas na seletiva promovida na cidade de Maringá.

Foz do Iguaçu conseguiu realizar as competições graças a uma grande mobilização, mesmo dentro de um prazo apertado, depois da desistência de Maringá em receber as provas. O coordenador do Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, Sérgio Muniz dos Santos, explicou que os esforços conjuntos foram fundamentais para garantir a realização do torneio na cidade. “Houve um grande empenho do município via Secretaria Municipal de Esportes, Itaipu e demais parceiros para garantir a realização do torneio.”, enfatizou.

Apoio

O Secretário Municipal de Esportes, Antonio Sapia, garantiu que o município vai lutar para ampliar o incentivo e à valorização ao esporte e se comprometeu em buscar recursos para implantação da pista de atletismo nos padrões oficiais, uma das principais reivindicações dos atletas de Foz. “Estamos buscando verbas e apoios para readequar a pista de atletismo e atender bem os atletas de alto rendimento. Também queremos viabilizar as competições de âmbito regional e nacional em nossa cidade.”.

Superação

Todos os atletas que participaram do campeonato integram o projeto "Jovens Atletas Campeões do Futuro" do Instituto de Atletismo de Foz, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Itaipu Binacional e colaboradores. A maioria deles recebe o Bolsa Atleta, programa que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.

Ralisson é um dos atletas que integra o projeto há nove anos e atribui ao esporte a capacidade de superação dos desafios e as conquistas da sua vida. “Instituto é formador na minha vida, comecei na infância, hoje sou formado, pós-graduado, sou atleta na categoria adulta. É uma base, uma família que te coloca numa modalidade esportiva, te ensina como ganhar e conquistar, vencer na vida”. O próximo desafio dele é ficar entre os três melhores do país no pódio do Troféu Brasil, e “trazer medalha pra Foz do Iguaçu”, projetou.

Fonte:

Deixe seu comentário