Portal da Cidade Foz

esporte

Fase final dos Jogos Escolares começa na sexta no Ginásio Costa Cavalcanti

A etapa da competição para alunos de 15 a 17 anos deve reunir cerca de 5,9 mil participantes, entre atletas, dirigentes e organizadores.

Postado em 31/07/2019 às 15:57 |

(Foto: Divulgação / AEN)

A abertura oficial da fase final da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) acontece na sexta-feira (02), às 20 horas, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. A competição para alunos-atletas de 15 a 17 anos deve reunir cerca de 5,9 mil participantes, entre atletas, dirigentes e organizadores.

Nesta etapa estão confirmados 784 estabelecimentos de ensino. São 644 de escolas públicas e 140 de instituições privadas, números que confirmam os JEPS como a maior competição escolar do País. A abertura contará com a presença do campeão olímpico no vôlei de areia Emanuel.

As disputas começam no sábado (03) em 15 modalidades, no regular: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Para atletas com deficiência (ACD), acima de 18 anos, serão disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, tênis de mesa e natação. A ginástica rítmica e o xadrez serão destinadas a atletas de 12 a 17 anos. As modalidades de luta olímpica e skate serão disputadas em ambas as categorias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Na sessão preliminar, com a participação de dirigentes esportivos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, foi anunciada e homologada a cidade de Campo Mourão como próxima sede da fase final dos JEPS, na categoria 15 a 17 anos, em 2020.

O diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, destacou que todos os jovens que participarão das finais em Foz do Iguaçu já são campeões porque estão na última fase do maior evento esportivo escolar do Brasil. “Eles superaram todas as adversidades e adversários e estão entre os melhores atletas do Paraná. E nós, do Governo do Estado, temos orgulho de contribuir para o desenvolvimento de cada um”.

A coordenadora-geral dos Jogos Escolares, Marcia Tomadon, ressaltou que o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e do Esporte, aposta no esporte como uma das ferramentas essenciais para a formação de cidadãos. “Quando proporcionamos isso para crianças que estão em idade escolar, promovemos desde cedo os diversos benefícios que o esporte pode proporcionar, seja para quem tem objetivo de atingir o alto rendimento ou apenas criar conceitos de qualidade de vida”, ressaltou.

Etapa Nacional

Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que desde o ano passado são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo cerca de 6 mil atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão em setembro as três fases regionais. A regional que o Paraná participa abrange os estados do Sul e do Sudeste, além de Goiás e Mato Grosso do Sul. A sede da etapa nacional será em Blumenau (SC), de 16 a 30 novembro.

Os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entre 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Cada modalidade obedece um critério de classificação específico.

Em 2018 o Paraná encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude com 83 medalhas – 37 na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos e 46 na categoria 15 a 17 anos. Nas Paralimpíadas Escolares a delegação paranaense conquistou 41 medalhas.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas