Portal da Cidade Foz

Ação Social

Foz do Iguaçu FC participa de roda de conversa com crianças atendidas pela LBV

A ação fez parte do Dia Nacional dos Clubes Esportivos.

Publicado em 09/11/2022 às 13:57

Roda de conversa rolou com a turminha da manhã e da tarde na LBV em Foz do Iguaçu. (Foto: Divulgação )

Roda de conversa rolou com a turminha da manhã e da tarde na LBV em Foz do Iguaçu. (Foto: Divulgação )

As crianças e adolescentes atendidos pela LBV– Legião da Boa Vontade em Foz do Iguaçu receberam, na quarta-feira (9), a visita de profissionais do Foz do Iguaçu Futebol Clube. 

Estiveram presentes na roda de conversas com a geração do futuro de nossa cidade Roberto Mafra (diretor de marketing), Negreiros (Técnico) e Pedro Gabriel (goleiro). Na oportunidade eles puderam explanar um pouco sobre a história do Azulão da Fronteira e sobre as oportunidades que o esporte proporciona seja profissionalmente ou na formação de cidadãos melhores.

“È muito importante gratificante participarmos dessa roda de conversa com a nova geração de iguaçuense. Estreita os laços deles com o único time profissional da cidade”, relata Negreiros, técnico da equipe profissional do Foz do Iguaçu FC.

O goleiro Pedro Gabriel, que fará a sua terceira temporada como atleta profissional do Foz do Iguaçu, procurou mostrar que o sonho de ser jogador de futebol é possível para todos. “Comecei na base aos 14 anos e hoje já estou prestes a iniciar minha terceira temporada como profissional e no clube de minha cidade”, finalizou.

Fundada no Brasil, em 1950, no dia 1º de janeiro (Dia da Paz e da Confraternização Universal), pelo radialista, jornalista, escritor e poeta Alziro Zarur (1914-1979) tem como presidente o jornalista, escritor, compositor e educador José de Paiva Netto.

A LBV é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, com atuação preponderante na Assistência Social, que também oferece Educação Básica e técnica profissionalizante, além de realizar ações humanitárias, culturais e de comunicação social e educativa. Atua nas cinco regiões do país, em prol de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, somando ao auxílio material os valores da Espiritualidade Ecumênica.

Ao todo, são 82 unidades sócio educacionais entre escolas de educação básica, escola de capacitação profissional, abrigos para idosos e Centros Comunitários de Assistência Social, que resgatam em cada atendido a sua autoestima e transformam para melhor a sua realidade. Além disso, a Instituição garante que o local seja seguro e o trabalho de qualidade, com a atuação de profissionais e voluntários capacitados.

Todo o atendimento se soma ao despertar de valores espirituais, éticos e ecumênicos, norteado pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, linha educacional criada pelo educador e dirigente da LBV, José de Paiva Netto.

Em Foz do Iguaçu a entidade atende mais de 80 alunos.

“Esporte é vida, não violência!”

Colaborando na propagação dessa cultura de Paz, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove nos estádios e ginásios do Brasil e no exterior a pioneira campanha Esporte é Vida, não violência!

A campanha foi lançada pelo jornalista, radialista e escritor Paiva Netto na década de 1970, no Rio de Janeiro, RJ, e por seu forte apelo socioeducativo ganha cada vez mais admiradores e adeptos dos mais diversos segmentos sociais, e com grande apoio da mídia brasileira.

Em 1978, de modo pioneiro, Paiva Netto levou os ideais fraternos da LBV ao Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. A finalidade foi a de colaborar para um ambiente de Paz entre os torcedores no famoso local. Ele organizava as equipes que conduziam faixas com frases educativas da Instituição, as quais eram apresentadas ao público no campo durante o intervalo dos jogos e também ficavam afixadas nas arquibancadas.

O propósito de difundir os ideais da Legião da Boa Vontade em um meio no qual isso era ainda inédito foi extremamente positivo. Surgiu, dessa maneira, a campanha LBV — Esporte é Vida, não violência! O movimento espalhou-se para muitas outras cidades do Brasil e do exterior.

Fonte:

Deixe seu comentário