Portal da Cidade Foz

Novo Modelo

Ginásio Costa Cavalcante terá pista de atletismo com certificação internacional

Espaço para prática do esporte será ampliado com novas estruturas para atender atletas profissionais e a comunidade.

Publicado em 29/04/2021 às 21:01

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

O Ginásio Costa Cavalcante irá ganhar uma nova pista de atletismo com certificação internacional. O projeto do novo espaço está na fase final de aprovação pela Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos, para ser licitado em maio. A obra será feita a partir de um convênio entre Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional, com um valor inicial estimado em R$ 11 milhões e previsão de entrega para 2022. 

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, o novo espaço esportivo irá credenciar Foz como um polo turístico para a realização de grandes eventos esportivos, além de fortalecer ações de bem-estar social e incentivo ao esporte. Brasileiro também ressalta a participação de Itaipu no projeto. 

“Itaipu é novamente uma grande parceira em um projeto que vai deixar Foz do Iguaçu ainda mais conhecida e procurada nacionalmente e até mesmo internacionalmente. Com um local completo para práticas esportivas, aliado à estrutura já conhecida da rede hoteleira e aos atrativos, a cidade entrará na rota de eventos nacionais e internacionais, e a nossa população será atendida com instalações completas para esporte”, disse.   

Nova pista e instalações

O projeto de revitalização do Ginásio envolve a construção de uma nova pista de duplo raio com dimensões oficiais de 400 metros, estabelecidas pela World Athletics (WA), além de três pistas para aquecimento. Ao todo, a área de 10.400 m², terá 8.135 m² para as pistas, sendo 6.892 m² revestidos com piso emborrachado. 

O complexo contará com: seis pistas curvas e oito pistas retas; duas instalações de salto com vara; duas instalações de salto em altura; duas instalações de salto triplo e salto em distância; duas instalações (círculos) para arremesso de peso; duas instalações para lançamento de dardo; um fosso para prova com obstáculos; e uma instalação combinada para lançamento de disco e martelo (círculo concêntrico).

O projeto de revitalização também prevê a construção de uma arquibancada para 500 pessoas; reforma e ampliação das instalações existentes, contemplando banheiros, vestiários, escritório e academia; instalação de equipamentos de competição na pista e campo (equipamentos fixos); instalação complementares de acessos, paisagismo, iluminação e a adequação dos acessos e circulações às normas de acessibilidade e saídas de emergência. 

Além disso, o escopo do projeto de revitalização da pista de atletismo inclui a adequação das calçadas que fazem frente ao terreno da pista de atletismo, tornando-o acessível. O projeto prevê o rebaixamento de calçadas nas esquinas, a definição e garantia da faixa livre de circulação com a retirada de árvores, postes e demais obstáculos existentes, reposicionando-os na faixa de serviço.

“Este foi um dos projetos mais desafiadores e importantes que a nossa equipe montou. Ficamos felizes com o resultado e temos a certeza de que cada detalhe será essencial para que essa demanda tão antiga no município seja solucionada e traga bons frutos”, disse Leandro Costa, secretário de Planejamento e Projetos Estratégicos. 

Projeto Jovens Atletas Campeões do Futuro

Um novo complexo com padrões internacionais será um grande diferencial para os participantes do projeto Jovens Atletas Campeões do Futuro, realizado com cerca de 300 alunos, com idades entre 7 e 23 anos, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é mantida pela Itaipu Binacional e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 

O coordenador do projeto, Sérgio Muniz dos Santos, o “Quick”, conta que o anúncio de uma nova pista aumentará a responsabilidade dos atletas para que resultados ainda melhores sejam atingidos. 

“Com a atual pista conseguimos atingir resultados históricos, tanto em competições nacionais quanto internacionais. Então, ao termos a chance de treinar em uma pista tão boa quanto a que será construída, nossos atletas vão se tornar ainda mais competitivos e levarão o nome de Foz para os lugares mais altos”, celebrou.

Fonte:

Deixe seu comentário