Portal da Cidade Foz

Há 25 anos, Foz do Iguaçu Esporte Clube se despedia da Série B do Brasileiro

Naquele ano, 96 equipes disputaram o chamado Brasileiro Divisão Especial.

Publicado em 27/10/2014 às 23:03

A cidade de Foz do Iguaçu já teve um time disputando a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Foi em 1989, com o Foz Esporte Clube, equipe que também marcava presença nas divisões de elite do futebol paranaense. Naquele ano, 96 equipes disputaram o chamado Brasileiro Divisão Especial. As equipes foram divididas em 16 grupos, com seis times em cada.

O Foz EC ficou no grupo P, ao lado de Operário Ferroviário, Joinville, Noroeste (SP), Caxias (RS) e o extinto Pinheiros. O time iguaçuense foi eliminado na primeira fase, terminando em quarto lugar, com 10 pontos, três vitórias, quatro empates e três derrotas. Apenas os dois primeiros do grupo, Joinville e Operário, avançaram para a segunda fase.

Foi contra o Pinheiros, aliás, a última partida do Foz na Série B do Brasileiro. A vitória do Foz por 1 a 0, em Curitiba, foi a última partida do clube Pinheiros também em sua história, antes de se juntar com o Colorado e fundar o Paraná Clube. O jogo aconteceu há exatamente 25 anos, no dia 28 de outubro de 1989.

Naquele ano, o Foz EC já havia sido 11º colocado no Paranaense, e na Série B do Brasileiro fez sua estreia no dia 09/09/89, empatando em 1 a 1 com o Operário, no Estádio do ABC. Na sequência, perdeu para o Caxias por 1 a 0 no Rio Grande do Sul no dia 16/09. Nova derrota iguaçuense aconteceu em Santa Catarina, para o Joinville, por 2 a 0, no dia 20 de setembro. Depois, vieram três empates seguidos, todos por 1 a 1, contra o Noroeste em casa (24/09), Pinheiros em casa (30/09) e Operário, fora (07/10).

O Foz FC só foi conseguir sua primeira vitória no dia 14 de outubro, no Estádio do ABC, contra o Caxias por 1 a 0. Cinco dias depois, no dia 19, perdeu diante da torcida para o Joinville, novamente por 2 a 0. A equipe da Terra das Cataratas encerrou sua participação na primeira fase do Brasileiro Série B com duas vitórias fora de casa, ambas por 1 a 0, contra o Noroeste no dia 21/10 e contra o Pinheiros, no dia 28. Foram apenas partidas para cumprimento de tabela, pois como naquele ano a vitória ainda valia dois pontos, em vez de três, o time iguaçuense sabia que estava eliminado na antepenúltima rodada, após perder para o Joinville. Ficam as lembranças e o desafio para que o atual time da cidade, o Foz FC, possa um dia ter campanha semelhante a nível nacional, embora entrar na Série B naquela época era bem mais simples do que agora, tendo em vista o número de participantes.

Fonte:

Deixe seu comentário