Portal da Cidade Foz

Inclusão

Histórias de superação motivam jovens do projeto do ex-jogador Ricardinho

Depoimentos foram dados por pessoas com deficiência que praticam esporte mesmo diante de desafios.

Publicado em 25/05/2022 às 09:17

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação)

Mensagens de motivação e superação deram o tom de uma ação promovida pelo Projeto Maestro da Bola (fundado pelo ex-jogador Ricardinho) para os cinco núcleos parceiros da iniciativa em Foz do Iguaçu. A ação impactou mais de 300 adolescentes e foi realizada entre os dias 19 e 21 de maio no projeto Um Chute Para O Futuro e nas sedes do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (Caia) no Porto Meira e no Portal da Foz. 

Com o objetivo de sensibilizar os adolescentes sobre os desafios cotidianos e mostrar que mesmo diante de muitas dificuldades é possível vencer na vida, os palestrantes foram pessoas com deficiência, que encontraram no esporte uma forma de inclusão e motivação.

Participaram do encontro:

Jessé Gleden, jogador de basquete em cadeiras de rodas, que perdeu os seus movimentos com menos de dois anos após não ter recebido a vacina contra a poliomielite;

Kemmeli Zaghi Cavalcante, que teve câncer de mama e hoje participa da equipe Flor de Lótus, que é coordenada pelo fisioterapeuta e técnico Guto Mazine e conta com a presença de mulheres que venceram ou estão em tratamento contra o câncer de mama;

Angelina Rabelo, que sofreu tentativa de feminicídio do seu ex-esposo e atualmente é atleta paralímpica de canoagem; e Jorge Luiz de Sousa, que sofreu um acidente de moto, perdeu os movimentos das pernas e atualmente é atleta da canoagem paralímpica.

O encontro foi marcado por muita emoção e curiosidades por parte dos adolescentes. O projeto conta com atendimento em cinco núcleos, que são apoiados pela Itaipu Binacional: Chute Para o Futuro, Centro Comunitário da Vila C, Caia/Jd. Canadá, Caia/Porto Meira e Caia/Maradona-Portal. 

Sobre o Maestro da Bola

O Projeto Maestro da Bola tem sua sede em Curitiba e, através de uma metodologia específica oferece atividades gratuitas na modalidade de futebol/futsal para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, matriculados na Rede de ensino Pública. A iniciativa prioriza pessoas em condição de vulnerabilidade social. 

Dentre os objetivos estão, além da aprendizagem e iniciação esportiva, promover a inclusão, a formação do caráter e do cidadão estimulando o trabalho em equipe e a disciplina. Atualmente, cerca de 1900 crianças e adolescentes de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina são atendidas pelo projeto. Mais informações: https://www.projetomaestrodabola.com.br/.

Fonte:

Deixe seu comentário