Portal da Cidade Foz

Lenda do Atletismo

Jadel Gregório vira consultor técnico do Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu

O objetivo de Jadel é dar mais oportunidades aos atletas da fronteira para que sigam morando na Cidade e competindo pelo Paraná.

Publicado em 28/09/2021 às 08:35

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

O prefeito Chico Brasileiro recebeu nesta segunda-feira, 27, a visita do ex-atleta olímpico Jadel Gregório, um dos maiores nomes da história do atletismo brasileiro. Jadel é o novo consultor técnico da equipe do Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu e esteve no gabinete para apresentar novas propostas de trabalho que deverão ser colocadas em prática nos próximos meses. 

O objetivo de Jadel é dar mais oportunidades aos atletas da fronteira para que sigam morando na cidade e competindo pelo estado, e incentivá-los por meio de capacitações, como cursos de idiomas, suporte financeiro e psicológico e evidenciar ainda mais os atletas no cenário brasileiro. 

Natural de Jandaia do Sul, no Paraná, Jadel conta que conseguiu seguir carreira no esporte apenas quando se mudou para São Paulo, onde encontrou a estrutura ideal de treinos e calendário de competições. 

“Eu sempre tive esse sonho de competir pelo Paraná, mas na minha época não havia nenhuma estrutura para isso. Hoje essa realidade está mudando, como é o caso da equipe de Foz, que é um exemplo e cada vez coleciona mais troféus. Queremos dar mais oportunidades para os talentos que nascem aqui”, disse o atleta.

O prefeito Chico Brasileiro recebeu as propostas e afirmou que a administração municipal fará o possível para que essa união dê certo. “Durante a pandemia tivemos que concentrar recursos para a saúde, mas agora com os números de casos cada vez menores, voltaremos a investir no esporte, pois isso é investir no futuro e em uma geração que se empenha ao máximo para crescer”, disse o prefeito. 

Nova estrutura

Ainda durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia, e do técnico do instituto, Sérgio Muniz, o “Quick”, Jadel elogiou a nova pista de atletismo que será construída no Ginásio Costa Cavalcanti, em parceria com a Itaipu Binacional. O projeto já está no processo de licitação. 

Com a nova pista, que atenderá a todos os padrões internacionais exigidos, “o esporte da cidade dará um novo salto em qualidade”, comenta o ex-atleta. 

“Hoje eu moro e sou técnico nos Estados Unidos, um dos países que mais investe na formação de atletas em todo o mundo. Isso influencia diretamente, pois o esporte só anda quando se tem condições de prática. Deve ser construído hoje para colhermos os frutos amanhã, e com certeza encontraremos isso aqui”, afirmou. 

“Para nós é uma grande honra contar com a parceria de um grande nome do esporte, que confia em nossas qualidades para o desenvolvimento do atletismo e deu o próprio nome como suporte para o projeto”, destacou o secretário Antonio Sapia. 

Jovens Atletas Campeões do Futuro

Os atletas de rendimento que integram o Instituto do Atletismo são frutos do projeto social “Jovens Atletas, Campeões do Futuro”, que proporciona para crianças e adolescentes a oportunidade de treinarem gratuitamente com os técnicos desportivos do município e voluntários. 

A manutenção é da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Itaipu Binacional. “O aprendizado e a visibilidade que esses atletas terão com a nova pista e a parceria com o Jadel têm tudo para mudar o patamar do atletismo em Foz. Ficamos muito felizes por terem abraçado essa ideia e se comprometido com o futuro de centenas de jovens”, celebrou Quick.

Fonte:

Deixe seu comentário