Portal da Cidade Foz

esporte

Servidores da Unila criam o primeiro portal sobre ciclismo de Foz do Iguaçu

Conteúdo do site Bicicletismo é produzido a partir das experiências dos servidores Mayara Godoy e Fernando Correia.

Publicado em 29/10/2019 às 06:24
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Hoje é amplamente sabido que só há vantagens no uso da bicicleta ao invés do carro – essa prática traz benefícios para todos: desafoga o trânsito, faz bem à saúde de quem pedala e, de quebra, ainda ajuda o meio ambiente. Foi por isso que o bibliotecário Fernando Correia e a jornalista Mayara Godoy, servidores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, uniram-se em prol de uma paixão em comum: o ciclismo. A partir da fusão das palavras “bicicleta” e “ciclismo”, surgiu o Bicicletismo, o primeiro portal sobre ciclismo de Foz do Iguaçu.

A ideia de criar o site surgiu porque os dois servidores frequentemente se reúnem com outros amigos para pedalar em grupo, à noite ou aos finais de semana. “Percebemos que era difícil encontrar informações sobre ciclismo aqui em Foz do Iguaçu. Apesar de ser uma cidade turística, não existe muito incentivo ao uso da bicicleta”, explica Fernando. Mas, se para quem reside na cidade já é difícil encontrar uma rota segura para pedalar, imagine para o turista ou para quem acabou de se mudar pra cá. “Para uma pessoa iniciante, era difícil encontrar, por exemplo, informações sobre boas rotas para se fazer de bike. E, a cada vez que postávamos em nossas redes sociais, muitas pessoas vinham falar com a gente para pedir essas informações, dicas, e para saber mais sobre os passeios”, acrescenta Mayara.

Todo o material postado no Bicicletismo é produzido a partir das experiências, observações e conhecimentos dos seus idealizadores (ou de amigos) e escrito após muita pesquisa, já que a dupla prioriza a qualidade dos textos. Ou seja, as informações encontradas lá são escritas por ciclistas de verdade, de forma “organizada e sistematizada, com fotos e hyperlinks, para facilitar o compartilhamento com as pessoas interessadas”, destaca a jornalista. De repente, eles perceberam que não se tratava apenas de lazer, pois foram surgindo assuntos bem mais abrangentes, como “questões sobre a legislação de trânsito, dicas de segurança, orientações para fazer manutenção da bicicleta, passando por dicas de como ir às Cataratas pedalando, por exemplo”, diz o bibliotecário.

A prática do ciclismo em Foz do Iguaçu

Além do ciclismo ser uma paixão, este projeto cumpre uma importante função social. “A cada pedal, passamos a identificar novas pautas. Uma delas, que nos intrigou desde o começo, foi relativa à péssima infraestrutura cicloviária na cidade - praticamente inexistente. Então, iniciamos uma série de reportagens, na qual começamos a percorrer cada uma das ciclovias ou ciclofaixas da cidade, registrando em fotos e anotações a usabilidade e estado de conservação, segurança e outros aspectos”, relata Mayara.

Ambos ressaltam que, embora Foz do Iguaçu tenha muito potencial para incentivar a prática do ciclismo – existem várias opções de lugares para pedalar, desde para quem curte mais trilhas no meio do mato até para quem prefere pedal urbano – falta investimento em ciclovias e, principalmente, conscientização e educação para o trânsito, para que todos possam conviver em harmonia.

Contudo, os ciclistas unileiros consideram que o papel no incentivo ao uso da bicicleta não cabe somente ao poder público. “A iniciativa privada também pode e deve incentivar as pessoas a usarem a bicicleta para ir ao trabalho ou à escola/faculdade, por exemplo. Mas, como Foz do Iguaçu é uma cidade muito quente, a disponibilidade de vestiários para que as pessoas possam tomar um banho ao chegar ao trabalho, por exemplo, seria bem importante", destaca Mayara. "Da mesma forma, a instalação de bicicletários adequados e seguros também seria uma excelente forma de incentivo”, complementa Fernando.

Reconhecimento

O site, que completou um ano no mês de setembro, já colheu os frutos do trabalho que vem sendo realizado. Fernando e Mayara foram convidados para viajar a São Paulo, para dois grandes eventos de ciclismo, entre eles o maior festival de ciclismo da América Latina, a Shimano Fest. “Ter participado desses megaeventos e conhecido os maiores jornalistas que cobrem o ciclismo no país nos abriu novos horizontes, e percebemos que podemos profissionalizar ainda mais o site”, salienta Mayara.

A partir dos conhecimentos somados no dia-a-dia da prática esportiva e da experiência adquirida através de pesquisa e contato com grandes conhecedores deste esporte, eles enfatizam a importância das pessoas sentirem-se seguras em cima da bicicleta, o que, muitas vezes, é difícil, principalmente pelo fato do trânsito ser muito violento. “Ciclistas e pedestres raramente têm vez frente aos veículos automotores. E essa é outra questão que nos motiva: a conscientização”, finaliza Fernando.

Fonte:

Deixe seu comentário