Portal da Cidade Foz

Apreensão

Alimentos importados e cigarros contrabandeados são apreendidos na Vila Portes

Assim como os cigarros, os alimentos serão destruídos, já que não se sabe se são próprios para consumo. Os produtos são avaliados em R$ 210 mil.

Publicado em 24/09/2021 às 18:11

(Foto: Divulgação/RFB)

(Foto: Divulgação/RFB)

(Foto: Divulgação/RFB)

(Foto: Divulgação/RFB)

(Foto: Divulgação/RFB)

Na manhã desta sexta-feira (24), a Receita Federal, a Polícia Federal e o BPFRon realizaram uma operação de repressão ao contrabando e descaminho em boxes da Vila Portes, em Foz do Iguaçu. O foco das fiscalizações foi a apreensão de alimentos importados da Argentina e cigarros contrabandeados do Paraguai. 

Alimentos como carnes, azeites, doces, cervejas e vinhos foram apreendidos durante a operação. Esses produtos foram importados de forma irregular, por isso, além de não terem passado pelo controle sanitário, também não foram pagos os impostos devidos na importação. Ademais, cigarros contrabandeados foram encontrados em um dos quiosques, é proibida a venda desse produto no Brasil.

De acordo com o chefe da operação, o Auditor-fiscal da Receita Federal Sandro Chimisso, essa é a terceira operação realizada no local neste ano. Para ele, já é possível perceber que alguns vendedores, após as seguidas fiscalizações da Receita Federal, substituíram a venda de produtos irregulares por mercadorias nacionais ou nacionalizadas.  

Estima-se o valor dos produtos apreendidos chegue a R$ 210 mil. Assim como os cigarros, os alimentos serão destruídos, já que não se sabe se são próprios para consumo. As mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal em Foz do Iguaçu. Durante a operação ninguém foi preso, mas serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.

A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Fonte:

Deixe seu comentário