Portal da Cidade Foz

Perigo

Bombeiros são acionados para atender suposto vazamento radioativo na prefeitura

Segundo informações dos bombeiros, os servidores municipais haviam constatado o vazamento em uma peça e desconfiaram que o líquido fosse radioativo.

Publicado em 03/08/2021 às 22:06
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Bombeiros Foz do Iguaçu)

(Foto: Divulgação/Bombeiros Foz do Iguaçu)

(Foto: Divulgação/Bombeiros Foz do Iguaçu)

O Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu foi chamado na manhã desta terça-feira (3) para atender uma suspeita de vazamento de material radioativo no almoxarifado da Prefeitura de Foz do Iguaçu, no imóvel da Bordin, na Avenida JK.

Segundo informações dos bombeiros, os servidores municipais haviam constatado o vazamento em uma peça (parte de um equipamento radiológico) e, desconfiados que o líquido seria radioativo, acionaram os Bombeiros.

Imediatamente foi solicitada a evacuação e isolamento do local, além dos servidores que acabaram tendo contato com o suposto material radioativo. A medida foi solicitada para que não houvesse a propagação de uma possível contaminação.

A Defesa Civil do município também auxiliou nas ações dos bombeiros e técnicos da empresa responsável pelo equipamento foram acionados para comparecer até a prefeitura e analisar a situação.

Concluída a avaliação, foi constatado que o vazamento era do óleo de lubrificação, não tendo o rompimento na máquina chegado à capsula onde continha o material, de fato, radioativo.

O equipamento foi levado pelos técnicos para a manutenção e o Corpo de Bombeiros liberou em seguida o local e demais funcionários da prefeitura.

Esse determinado episódio mostra a importância de se conhecer os perigos que envolvem equipamentos com materiais radioativos, afirma o Corpo de Bombeiros. Em 1987, 20 gramas de cloreto de césio-137 (CsCl) foram removidas por dois trabalhadores de materiais recicláveis de um aparelho de radioterapia abandonado, espalhando-se no interior de Goiás, deixando quatro mortos e mais de 249 contaminados.

Fonte:

Deixe seu comentário