Portal da Cidade Foz

Em Flagrante

Eleitor é preso pela Polícia Federal suspeito de boca de urna em Foz do Iguaçu

Segundo a PF, o homem estava em uma moto com placa paraguaia e transportando materiais de campanha para distribuição aos eleitores, prática proibida.

Publicado em 02/10/2022 às 12:43

(Foto: Ilustrativa/PF)

A Polícia Federal (PF) prendeu um eleitor na manhã deste domingo (2), acusado de fazer "boca de urna", próximo ao Colégio Estadual Tancredo Neves, na região leste de Foz do Iguaçu.

Segundo a PF, o homem estava em uma moto com placa paraguaia e transportando materiais de campanha para distribuição aos eleitores, prática proibida pela justiça eleitoral.

Os materiais eram de um candidato a deputado federal e a moto também estava adesivada com as fotos de uma candidata a deputada estadual. Tanto o motociclista, quanto a moto e os adesivos foram encaminhamos à delegacia da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu.

É considerado boca de urna pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) "toda propaganda realizada por cabos eleitorais e demais ativistas no dia da eleição com o intuito de promover e pedir votos para determinado candidato, candidata ou partido político”. A pena varia de seis meses a um ano de prisão, podendo ser revertida por serviços comunitários e multa no valor de R$ 15.961,50.

Até as 17h, horário limite para a votação, também é proibida qualquer aglomeração que caracterize manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos. Também ficam proibidos carros de som, comícios, carreata e aglomeração de pessoas com roupas padronizadas.

A lei permite, no entanto, a manifestação silenciosa e individual do eleitor, através de camisetas, adesivos, broches, bandeiras, entre outros.

Qualquer denúncia e irregularidade pode ser feita a qualquer corporação policial. Os orientações completas do TSE podem ser lidas na íntegra clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário