Portal da Cidade Foz

fiscalização

Forças de segurança vão fazer operação para combater uso de pipas com cerol

Os locais de Foz do Iguaçu foram identificados através do sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal.

Publicado em 24/06/2020 às 00:22

(Foto: Ilustrativa/Zaqueu Proença/PMS)

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) organiza para esta semana uma operação de fiscalização e combate ao uso de pipas com linhas de cerol. A ação contará com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal da Fazenda, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.

Os locais foram identificados através do sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal.

A operação é resultado do aumento de denúncias envolvendo a soltura de pipas com linhas de cerol na cidade. A prática vem causando acidentes graves e até mesmo fatais em todo o país. Basta uma pesquisa rápida na internet para identificar centenas de casos com desfecho trágico causados pelo uso proibido do material feito à base de vidro moído.

Grande parte das vítimas são motociclistas. Segundo dados da ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), no Brasil são mais de 100 acidentes por ano, sendo que 50% causam ferimentos graves, e 25% fatais.

Crime

O uso de cerol é proibido pelo município pela Lei 4.800/2019, que veda, inclusive, a fabricação e comercialização do material em linhas de pipas papagaios, pandorgas e de artefatos semelhantes, para recreação ou com finalidades publicitárias.

A multa para quem violar a legislação pode chegar a cerca de R$3.745 reais. Isso porque a penalidade torna-se ainda mais grave se for cometida em vias públicas e locais de fluxo intenso de veículos e pedestres. No caso de crianças desacompanhadas, os pais responderão pelas violações. 

Os valores arrecadados com as multas serão destinados integralmente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUNCRIANÇA, criado pela Lei Municipal nº 3.998, de 13 de julho de 2012. O material apreendido deverá ser incinerado.

Fonte:

Deixe seu comentário