Portal da Cidade Foz

Abordagem

Mais de 50 embarcações são inspecionadas pela Marinha durante Operação Ágata

A Operação Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, sendo organizada pelo Ministério da Defesa.

Publicado em 25/08/2022 às 08:29

(Foto: Divulgação/Marinha )

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) concluiu mais uma etapa da Operação Ágata 3° Trimestre 2022, realizada na região oeste do Estado do Paraná de 17 a 21 de agosto.

As atividades desta etapa foram marcadas pela intensificação das ações de patrulhamento, controle e monitoramento na faixa de fronteira por intermédio das vias navegáveis, na faixa compreendida desde o rio Iguaçu até lago de Itaipu na região do município de Pato Bragado, cobrindo 142 quilômetros.

Ao todo, 50 militares da CFRP estiveram envolvidos diretamente, com destaque para o emprego da Lancha 888 Raptor “Poraquê”, uma embarcação multimissão de alta velocidade, blindada, antichamas, com casco resistente a impactos e projetada para fornecer mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes litorâneos e ribeirinhos. No total, 51 embarcações foram abordadas e inspecionadas.

A Operação Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, sendo organizada pelo Ministério da Defesa e realizada em coordenação com órgãos federais e estaduais, bem como agências de segurança pública e ambientais e tem o propósito de fortalecer as medidas de controle, fiscalização, repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, e ampliar a presença do Estado na região.

Fonte:

Deixe seu comentário