Portal da Cidade Foz

MST ocupa fazenda em Santa Terezinha de Itaipu

Em nota, o MST afirma que área pertence a citados na Operação Lava Jato. Ação ocorreu na madrugada desta sexta (18); famílias estavam em outra área.

Publicado em 17/03/2016 às 21:39

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram na madrugada desta sexta-feira (18) a Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu. De acordo com os sem-terra, a área pertence aos irmãos Licínio de Oliveira Machado Filho, presidente da Etesco, e a Sérgio Luiz Cabral de Oliveira Machado, ex-presidente da Transpetro, ambos citados nas investigações da Operação Lava Jato. As investigações completaram dois anos na quinta-feira (17).

Antes da ocupação, o grupo de cerca de duas mil famílias estava acampado às margens da BR-277, próximo à antiga Fazenda Mitacoré, hoje Assentamento Antônio Tavares, em São Miguel do Iguaçu. Barracas abandonadas foram incendiatas.

Segundo o MST, a fazenda tem 1.750 hectares, 500 hectares destes de reserva legal e mata ciliar, 300 hectares de agricultura e 900 hectares de pastagem para gado de corte. A área também possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 242 hectares, que faz parte do Corredor da Biodiversidade Santa Maria – faixa de vegetação que liga o Parque Nacional do Iguaçu ao Parque Nacional de Ilha Grande.

Também em nota, o movimento – que reivindica que a área seja destinada para a reforma agrária - diz ter encontrado na área alguns equipamentos como um guindaste e “canos próprios para serem usados em profundidade”.

Segundo o administrador da fazenda, integrantes do MST deram liberdade para que ele e outros funcionários deixem o local, porém devem continuar na fazenda, cujo acesso está bloqueado pelos sem-terra.

O tenente Murilo Mendes disse que desde quinta-feira (17) à noite a PM está monitorando o movimento do MST na Fazenda Santa Maria. Uma equipe do Choque conversou com os moradores da fazenda invadida pelos sem-terra. E, desde a manhã desta sexta, a PM conta com equipes próximas à área. Não houve confronto.

Fonte:

Deixe seu comentário