Portal da Cidade Foz

Segurança Legal IV

PF deflagra operação para combater empresas clandestinas de segurança

Em Foz do Iguaçu foram fiscalizados agências bancárias, empresas de transporte de valor e casas noturnas.

Publicado em 01/12/2022 às 16:03

(Foto: Divulgação/PF)

(Foto: Divulgação/PF)

(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1°), em todo o território nacional, a Operação Segurança Legal VI, com o objetivo de combater a realização de serviços de segurança privada ilegal e a ação de empresas de segurança clandestinas.

Em todo o país, cerca de 460 policiais federais saíram as ruas para fiscalizar mais de 400 estabelecimentos comerciais que utilizam tais serviços, como bancos, lojas, condomínios, casas noturnas, dentre outros. Durante a operação, os policiais verificaram se as empresas de segurança estavam regulares e se prestavam seus serviços conforme a legislação determina, além de fiscalizar os profissionais em relação a sua formação, aos materiais utilizados e a forma de trabalho.

Em Foz do Iguaçu, foram feitas fiscalizações em diversas agências bancárias, empresas de transporte de valor, estabelecimentos comerciais e casas noturnas que se utilizam de serviços de segurança privada durante seu funcionamento.

A Operação Segurança Legal ocorre desde 2017, em âmbito nacional. Nas ações anteriores, foram fiscalizadas 1.956 empresas e 663 empresas clandestinas tiveram suas atividades encerradas pela Polícia Federal. 

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.

As atividades de fiscalização continuaram a ser realizadas em toda a região da tríplice fronteira regularmente e denúncias sobre irregularidades e clandestinidades nas atividades de segurança privada podem ser feitas à Polícia Federal através do Disque-Denúncia (45-99116-8691), via ligação ou whatsapp, sem a necessidade de identificação e com garantia do anonimato.

Fonte:

Deixe seu comentário