Portal da Cidade Foz

Tríplice Fronteira

PF reforça fiscalização na fronteira para coibir tráfico de drogas e armas

A fiscalização visa aumentar a sensação de segurança daquele que circulam diariamente em uma das mais movimentadas fronteiras da América Latina

Publicado em 25/03/2024 às 06:21
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

(Foto: Divulgação/Assessoria )

A Polícia Federal intensificou, nesta última semana (18 a 23 de março), a fiscalização realizada nas aduanas das pontes internacionais da Amizade e Tancredo Neves, fronteira com o Paraguai e Argentina respectivamente, focando na repressão a entrada no país de armas, drogas e produtos contrabandeados.

Durante a semana, as equipes que atuam nos postos de fiscalização das fronteiras com o território paraguaio e argentino foram reforçadas e intensificaram as vistorias de controle em veículos que adentravam o país, bem como as pessoas, brasileiros e estrangeiros, que ingressavam no território nacional.

A operação, além de reforçar o combate aos crimes transnacionais de tráfico internacional de armas e drogas e o contrabando e descaminho, visa também aumentar a sensação de segurança aos nacionais e turistas que circulam diariamente em uma das mais movimentadas fronteiras da América Latina.

Só para se ter a dimensão do volume da movimentação de veículos e pessoas que circulam nas aduanas da região da Tríplice Fronteira, bem como a complexidade de gerir e fiscalizar esse volume, em um único dia foram contabilizados mais de 70.800 veículos e 150 mil pessoas que trafegaram nas duas aduanas, segundo uma pesquisa de 2022 realizada por uma faculdade particular da região. No posto de controle de fronteira com a Argentina, segundo a mesma pesquisa, em um único dia circularam cerca de 27 mil pessoas e 9.800 veículos, enquanto que na aduana com o Paraguai, a movimentação foi de mais de 61 mil veículos e 122 mil pessoas.

Os números demonstram o tamanho do desafio encarado diariamente pela Polícia Federal, bem como os demais órgãos aduaneiros. Contudo, a busca pela melhora nos serviços prestados à população e a busca por uma maior sensação de segurança da sociedade fronteiriça são intensificados constantemente.

Nesta primeira semana, diversos volumes de produtos importados sem a devida documentação fiscal foram encontrados nos mais diversos locais (fundo falso, para-choque, estofados, dentre outros), apreendidos e encaminhados para a Receita Federal. As documentações pessoais também tem sido exigidas dos transeuntes que passam pelas aduanas, verificando pendências judiciais e mandados de prisão em aberto. A operação continuará nos próximos dias sem previsão de término.

Fonte:

Deixe seu comentário