Portal da Cidade Foz

Caminhões

PRF intensifica fiscalização da "Lei do Descanso" para caminhoneiros na região

Quatro veículos foram retidos nesta quinta-feira (7) por estarem sendo conduzidos há mais de 24h sem intervalo para descanso.

Publicado em 07/10/2021 às 15:42
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PRF)

Com o objetivo de promover a redução da violência no trânsito, garantindo, assim, o aumento da percepção de segurança dos usuários das rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início nesta quinta-feira (7) da Operação Atalaia em Foz do Iguaçu.

 O efetivo operacional será reforçado para intensificar a fiscalização da “Lei do Descanso”, de caminhoneiros em viagens, bem como serão realizadas ações pontuais em locais com alto índice de acidentes.

Além das atividades ostensivas realizadas pelos policiais da União, há um permanente monitoramento através de inteligência artificial, alinhado com o desenvolvimento de ações educativas temáticas.

Na quinta (7) também foi realizada a operação com foco na “Lei do Descanso”, na Ponte Internacional da Amizade, sendo retidos quatro veículos, os quais estavam sendo conduzidos por, aproximadamente, 24h sem intervalos para o devido descanso.

Cabe destacar que o fator humano, ligado a condutas imprudentes, é o ingrediente principal para a ocorrência de acidentes.

Deste modo, a PRF segue atuando para inibir tais condutas irresponsáveis, a fim de assegurar um trânsito mais seguro.

A Lei do Descanso determina que o caminhoneiro faça paradas de 30 minutos a cada quatro horas ao volante. Além disso, o motorista profissional deve parar por uma hora durante essa jornada para a refeição.

Fonte:

Deixe seu comentário