Mercado ilegal
Receita apreende R$ 735 mil em emagrecedores; total em 2026 chega a 115.647 ampolas
Medicamentos para emagrecimento estavam escondidos em uma van e em uma motocicleta na Ponte da Amizade.
Publicado em
10/07/2026 às 18:31
Atualizado em
A Receita Federal realizou duas grandes apreensões de remédios emagrecedores nesta sexta-feira (10), na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. As ações ocorreram em diferentes horários e resultaram na retirada de milhares de ampolas do mercado ilegal.
A maior apreensão aconteceu no fim da tarde, quando servidores abordaram uma van de placas paraguaias conduzida por um motorista paraguaio. O veículo também transportava outros quatro passageiros, sendo três brasileiros e uma paraguaia.
Durante a fiscalização, os ocupantes apresentaram mercadorias dentro da cota permitida para viajantes. No entanto, ao ser solicitado a abrir o capô do veículo, o motorista fingiu atender à ordem e fugiu em direção ao Paraguai, abandonando a van.
Na inspeção, os servidores encontraram 5.850 ampolas de medicamentos para emagrecimento escondidas sob o capô do veículo. A carga foi avaliada em aproximadamente R$ 735 mil.
Além da importação irregular, a Receita Federal destacou que os medicamentos eram transportados sem refrigeração, contrariando as recomendações dos fabricantes, que exigem armazenamento entre 5°C e 8°C. A condição inadequada pode comprometer a eficácia, a qualidade e a segurança dos produtos.
Os passageiros foram liberados, enquanto a van e a carga foram encaminhadas à Alfândega da Receita Federal para os procedimentos legais.
Mais cedo, durante outra fiscalização na Ponte da Amizade, uma motocicleta de placa paraguaia também foi interceptada. Os servidores localizaram um fundo falso no filtro de ar do veículo, onde estavam escondidas 52 caixas de medicamentos emagrecedores.
Nesse caso, a motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio da Alfândega. Não houve prisões, mas a Receita Federal informou que serão encaminhadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público Federal.
Com as duas ocorrências registradas no mesmo dia, a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu alcançou a marca de 115.647 ampolas de medicamentos emagrecedores apreendidas em 2026, reforçando o combate ao contrabando na Tríplice Fronteira e aos riscos provocados pela entrada irregular desses produtos no país.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Exército treina com blindado em rios de Foz para reforçar operações na fronteira
10/07/2026 às 16:23
Homem é encontrado morto dentro de furgão de carreta em posto de combustíveis
10/07/2026 às 12:03
Homem é preso após invadir hotel, causar confusão e danificar porta no Centro de Foz
10/07/2026 às 10:41
Homem é preso após tentar furtar cabos de cobre de ar-condicionado em panificadora
10/07/2026 às 10:32
Mulher espancada em construção abandonada morre no hospital; polícia apura caso
09/07/2026 às 16:02
PRF retira 66 veículos de circulação durante operação na Aduana da Ponte da Amizade
09/07/2026 às 14:57