Portal da Cidade Foz

política

Beni confirma início das obras da nova sede da Câmara Municipal ainda em 2019

A ideia é não perder o terreno doado pela União e a Câmara deixar de pagar aluguel pelo anexo.

Publicado em 21/05/2019 às 02:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação/CMFI)

O Presidente do Legislativo, Beni Rodrigues (PSB), confirmou na manhã desta terça-feira (21) a ideia de construir a nova sede da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Para tanto, pretende utilizar recursos economizados pelo próprio Legislativo e os valores previstos da venda do atual prédio que já não atende mais as necessidades estruturais. Outro propósito é deixar de pagar aluguel pelo setor anexo do Legislativo e facilitar a vida do cidadão com o início da implantação do centro cívico integrado e não perder o terreno doado pela União.

Segundo Beni, o prazo é até o fim do ano para iniciar as obras no espaço localizado próximo à BR-277 ou o imóvel retorna aos domínios do governo federal. Futuramente o centro cívico reunirá no mesmo local a Câmara, a prefeitura com todas as secretarias e departamentos, tendo ao lado a nova sede do Fórum de Justiça.

“O projeto da sede nova da Câmara está sendo elaborado, foi fornecido pelo Poder Executivo. Se a gente fosse abrir licitação para alguma empresa fazer o projeto deveríamos gastar em torno de R$ 60 mil só nisso. Pretendemos vender o prédio aqui da Câmara, com esse dinheiro e mais a economia que a gente faz todo ano, conseguimos construir a nova sede”, ressaltou Beni Rodrigues.

Segundo o Presidente, o projeto da nova sede deve ficar pronto dentro de 40 dias. Depois disso, tendo o projeto em mãos, a Câmara abre licitação para a empresa que vai realizar a obra. “Nossa expectativa é de começar a construir em novembro ou dezembro deste ano, com prazo de conclusão em até 12 meses”, disse Beni.

A proposta, segundo o Presidente, é planejar uma estrutura especificamente para abrigar a nova Câmara, com acessibilidade, espaço para todos os setores, estacionamento e novo plenário. “O prédio atual da Câmara não foi planejado para ser sede do Poder Legislativo. O que acontece é que outros setores importantes como Controladoria, Recursos Humanos, Financeiro, precisam ficar no prédio anexo, que é onde pagamos aluguel e gera um transtorno não termos os departamentos todos integrados”, enfatizou Beni Rodrigues.

Além disso, a Câmara paga R$ 19.140,25 mensais para manter a estrutura do anexo, que são dois andares de um prédio. O terreno, doado em 2013 pela União ao município para abrigar a edificação dos três poderes possui 133 mil m², está localizado entre a BR 277 e a Avenida José Maria de Brito- ao lado da EADI (Estação Aduaneira do Interior).

Fonte:

Deixe seu comentário