Portal da Cidade Foz

política

Senado pode votar distrito industrial para exportação em Foz do Iguaçu

De acordo com Alvaro Dias, cidade tem mão de obra qualificada, infraestrutura e fluxo de matéria-prima.

Publicado em 26/09/2019 às 22:21
Atualizado em

(Foto: Jane de Araújo/Agência Senado )

Proposta para a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Foz do Iguaçu está na pauta da reunião da próxima quarta-feira (02) na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (podem manter no exterior as divisas obtidas com as exportações) e procedimentos administrativos simplificados — com a condição de destinarem a maior parte de sua produção ao mercado externo.

O autor do projeto (PL 2.329/2019), senador Alvaro Dias (Podemos-PR), explicou que Foz do Iguaçu conta com forte atividade industrial, em que despontam os setores de produtos alimentícios, minerais não metálicos, tecidos e calçados, mas ainda carece de incentivos para aproveitar todo o seu potencial econômico. Segundo o parlamentar, a região possui mão de obra qualificada, infraestrutura básica para instalação de novas indústrias e fluxo de matéria-prima e produtos.

O texto recebeu parecer favorável do relator, senador Flávio Arns (Rede-PR), que destaca a localização privilegiada da cidade em relação aos países do Mercosul. “A localização geográfica do município favorece a instalação de uma ZPE, pois Foz do Iguaçu encontra-se a oeste do estado do Paraná, na tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai”, apontou.

Fonte:

Deixe seu comentário