Portal da Cidade Foz

Assustador

Dentista de Foz do Iguaçu filma cenário de destruição após explosão no Líbano

O brasileiro Mohamed Awali está com familiares no país e viu de perto os momentos assustadores na zona portuária de Beirute.

Publicado em 04/08/2020 às 23:42
Atualizado em

(Foto: Hussein Malla / AP)

O mundo foi surpreendido e se assustou nesta terça-feira (4) com as imagens da explosão ocorrida em Beirute, capital do Líbano. Até o momento, segundo as autoridades locais, cerca de 100 pessoas morreram e outras quatro mil ficaram feridas no incidente. As equipes de resgates seguem buscando por sobreviventes.

As suspeitas é de que a explosão tenha ocorrido em um depósito de nitrato de amônio, uma espécie de fertilizante, bem na área portuária de Beirute. Não há indícios de atentado terrorista.

A comunidade libanesa no Brasil é uma das maiores do mundo, e Foz do Iguaçu a segunda no país, com o maior número de libaneses ou ascendentes. Não é de se surpreender, portanto, que houvessem iguaçuenses no distante país, no momento da explosão.

Foi o caso do dentista Mohamed Awali. Ele está no Líbano, juntamente com familiares, pois irá se casar no próximo dia 11 de agosto. Permanecerá por dois meses no país. A reportagem do Portal da Cidade Foz do Iguaçu entrou em contato com ele, através da internet, e ele descreveu como foi a situação.

“Eu estava bem próximo no momento da primeira explosão. Foi assustador. E estava junto com os meus pais, o que me deixou mais aflito ainda”, contou Awali. Ele gravou alguns vídeos mostrando o cenário de destruição, e você pode assistir ao final dessa matéria.

O sheik Oussama El Zahed, da Mesquita Omar Ibn Al-Khataab, de Foz do Iguaçu, disse que “a comunidade está em choque e que no momento, a postura sobre o que aconteceu em Beirute, é de profunda tristeza pela morte das vítimas inocentes, e de indignação extrema pela falta de responsabilidade necessária com o manuseio correto desses materiais perigosos que estariam depositados no armazém do porto”.

O empresário Arif Osman, que mora em Foz do Iguaçu, disse que a primeira impressão foi de espanto. “As imagens da explosão deixaram todos assustados e muito preocupados e rapidamente nós começamos a ligar para os amigos e parentes, buscando informações. São 15 hospitais ao redor de Beirute e estão todos lotados. Além disso, o país passa por uma crise econômica terrível mas, esperamos que os responsáveis pela explosão sejam punidos”, afirmou.

Pelo Twitter, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro se solidarizou com as vítimas de Beirute. “Profundamente triste com as cenas da explosão em Beirute. O Brasil abriga a maior comunidade de libaneses do mundo e, deste modo, sentimos essa tragédia como se fosse em nosso território. Manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas fatais e aos feridos”, escreveu no microblog.

O Itamaraty também informou que o telefone de plantão consular da Embaixada do Brasil em Beirute está disponível para informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano pelo número +961 70108374.
Além disso, o núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br.

Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 61 98197-2284.



Fonte:

Deixe seu comentário